Boa noite a todos,

Boa noite,

 

 

        Em nome de JOSE E ISAURA, e dos seus filhos Meire, José Carlos, Derlei, Douglas, Vera, Áurea, e também da saudosa Dalva, agradecemos a todos que aqui estão, membros das FAMILIAS ZAPOLLA e REBECCHI, bem como os nossos amigos. convidados e autoridades,  que atenderam o nosso convite para esta ocasião tão especial para nós.

 

(justificativa do José Carlos e Marimar (filhos Juliana, Evandro e Rodrigo, do genro Laudelino, das noras Aparecida e Patrícia, dos netos Lohana, Amanda, José Carlos Neto  e Evandro Filho) todos residentes em ALEGRE-ES, que devido a problemas familiares não puderam comparecer, mas enviaram mensagens de agradecimentos e de motivação para esta justa homenagem para  JOSE ZAPOLLA e ISAURA ).

 

        Na semana passada, recebemos a visita do Governador do Distrito LC-6, do Lions Internacional, Roberto Dotto e Rosa Maria, de Catanduva, e ele, em sua mensagem, fez uma colocação que até poucos entenderam, já que ele não foi explicito em suas colocações. A emoção falou mais alto. Disse naquela ocasião, quando visitava o Museu Casa de Portinari, que estava sentindo uma alegria triste entre tantas tristezas alegres. Recordava-se do seu pai, professor de pintura por mais de 30 anos em sua cidade, contabilizando tantos alunos que se tornaram profissionais, e cujo sonho era conhecer o Museu Portinari, que ele considerava um grande mestre e o inspirava em suas obras. E seu pai não pode conhecer o Museu, o que ele, o filho, estava realizando naquela tarde de 6ª. Feira. Daí sentir uma alegria triste.  E é assim que eu estou sentindo hoje.

 

Uma alegria triste mesclada com uma tristeza alegre.

 

Alegria por ver reunido aqui hoje uma grande parte da família de José Zapolla e Isaura, que vieram reverenciar, perpetuar e homenagear, um casal que não passou em branco nesta vida. Que deixou uma lição de vida, de honestidade, de trabalho, de amor, de dedicação, de simplicidade, de grandeza de caráter.

 

Tristeza por não mais os termos entre nós, e cuja ausência nos deixa um vazio.

 

Mas a vida é um ciclo e temos que entender este ciclo. Sentimos então, aquela alegria triste por ter visto, por ter sentido, por ter vivenciado tantos exemplos que eles nos deixaram. Agradecer a Deus por ter permitido que eles tivessem, dentro de suas realidades e de suas condições, uma vida feliz. José Zapolla viveu com boa qualidade de vida, até os 89 anos, nos deixando com 93 anos. Isaura viveu 88 anos, também com uma condição boa, sempre aceitando as suas limitações, vencendo obstáculos aos 87 anos que poucos conseguiriam vencer, e nos deixando da maneira que sempre pedia. Feliz, ao lado de seus filhos, genros, noras, netos, bisnetos e tantos amigos. E de uma maneira serena, tendo ao seu lado as filhas Áurea e Vera.

 

Também sinto uma alegria triste por estar deixando para todos, um registro do que foi a vida de JOSÉ e ISAURA. Uma maneira de agradecer tudo que eles nos deixaram, e mostrar não só para nós da família, já que como a disse a baixinha Áurea, isto não seria necessário, pois todos terão sempre em seus corações e em suas memórias, o que foi JOSÉ e ISAURA. Mas estamos deixando para todos da cidade que ele adotou como sua, já que foi batataense de nascimento, um exemplo de vida. É uma honra termos perpetuado para toda uma comunidade e a nossa gama de amigos, o caminho que ambos percorreram nesta vida e nesta cidade e que pode até servir de exemplo e de espelho para muitos. E aqui estamos, como me disse o amigo Dr. José Marcos Passos Valente, atual Secretário Municipal da Cultura e Turismo, com muita simplicidade, cumprindo um dos mandamentos contidos na Palavra de Deus: HONRAR PAI E MÃE !

 

É gratificante saber que todos irão conhecer a nossa historia e ver que Brodowski teve e terá sempre em nós uma família que sabe viver o seu papel nesta vida.

 

E este alegria triste é também viver isso hoje nesta casa, neste clube que tanto representou para eles. Um clube que ele dedicou grande parte de sua vida, que foi a sua grande paixão no futebol, depois do São Paulo FC. Um clube que também deu a ele tantas alegrias, desde as vitórias naqueles campeonatos que o tricolor disputava, nas amizades que conquistava, sendo respeitado até pelos rivais do BRODOWSKI FC, naqueles tempos de uma rivalidade sadia, como também pelas homenagens que prestou a ele em vida e que o deixava emocionado e feliz. Tudo isto até o seu ciclo se encerrar. Ser declaradamente adepto de um time de futebol, de uma facção política, e ter o respeito e consideração daqueles que não fazem parte deste time ou daquela facção política, é privilégio somente dos homens iluminados, dignos, e que transmitem através do seu carisma, esta honestidade de princípios. E isto JOSE ZAPOLLA sempre conquistou.

 

Por isso, não haveria um outro local para esta homenagem, e certamente eles estão conosco aqui espiritualmente, vivenciando mais uma alegria. Agradeço ao atual Presidente do C.A.B., Sr. Luiz Antonio Leite, que permitiu que aqui viéssemos.

 

        Como todos irão perceber nos registros, José Zapolla e Brodowski tiveram uma ligação muito grande. Nasceram quase que no mesmo ano, Brodowski em 22 de agosto de 1.913, José Zapolla no dia 30 de janeiro de 1.914. Ambos construíram uma história na qual uma não pode ser contada sem a outra. E isto aumenta a nossa satisfação em mais uma vez, estarmos reunindo uma grande parte de nossa cidade que aqui está representada e trazendo mais uma vez, o abraço amigo, a homenagem que ambos merecem. Sim, porque esta não é só uma homenagem para JOSÉ e ISAURA. É também uma homenagem e um reconhecimento a esta cidade que sempre nos acolheu com o maior carinho.                                                                                                                                                                                                       

        Tenham a certeza de que Brodowski estará sempre em nossos corações. Seja para mim, que aqui nasci, cresci e moro, seja para a Meire, que reside em Ribeirão Preto, para o José Carlos que hoje mora na cidade de Alegre-ES, para a Derlei que mora em Batatais,  para a Vera, que mora em Ribeirão Preto, para a Áurea, que mora em Campinas-SP, e para a Maria Dalva, que mora no céu.

 

        Como disse a Aurilene em seu depoimento, “quando acreditamos sentimos firmeza, sonhamos, buscamos a certeza dos porquês que a vida nos oferece, o pensamento se eleva e nos engrandece, nos torna corajosos. 

 

        E a vida continua, a nossa luta continua, e por isso estamos aqui hoje.  

 

Como é praxe nestas ocasiões, quando se entrega um livro a uma comunidade, permito-me também fazê-lo de um modo oficial e representativo.

 

Quero entregar o primeiro exemplo a uma pessoa que representa este autor. Uma pessoa que entrou em minha vida num momento difícil e que soube transformar 4 meses de namoro em 34 anos de um casamento feliz. Que sempre me deu o maior apoio em todos os meus projetos, sejam eles, profissionais, com em termos de Lions Clube, onde já vivemos 31 anos de serviços em nome do companheirismo, do serviço desinteressado;  seja em nome da Maçonaria, onde já nos dedicamos há mais de 23 anos. Que soube entender e sempre dar a maior força nestes projetos de vida. Que soube entender as noites e noites que passamos neste final de ano, sentado no computador e tentando tornar realidade aquele sonho que hoje se torna realidade através deste livro. Por isso, entrego o primeiro exemplar à minha esposa Tarcília, com muito carinho e amor.

 

Em nome da família ZAPOLLA, peço permissão a todos os meus irmãos e demais, para entregar um exemplar em nome de vocês todos, àquela que prefaciou o livro. Que disse que não tinha condições para fazê-lo, mas que o fez de uma maneira tão bonita e inteligente, que me levou às lagrimas. Que soube entender o nosso projeto e traduziu em palavras tudo que eu sentia. À minha, a nossa querida baixinha Aurinha, um agradecimento especial pela força, pelas palavras de incentivo, de compreensão, de animo. Alias, não foi só no prefacio que ela demonstrou toda sua sensibilidade, todo o seu amor. Logo após a morte de nossos pais, ela me deixou uma frase que traduziu todo o sentimento e poder de amor que sente por esta família quando em uma de suas mensagens me disse: DOUGLAS, EU AMO VOCE. E AMO TODOS DA FAMILIA, NÃO IMPORTA SE TENHAMOS DEFEITOS. NÃO QUERO SABER DE NENHUM.

Isto é uma demonstração de um verdadeiro amor filial, de um verdadeiro sentimento de família. Obrigado, Aurinha, e receba este exemplar com o meu maior agradecimento e minha emoção. Fico feliz tem ter uma irmã como você.

 

(EM NOME DA FAMILIA REBECHI, entregar para a prima CLELIA, filha da Tia Elza, irmã de nossa mãe Isaura, que veio de São Paulo, junto com o filho Alessandro,  para prestigiar as famílias ZAPOLLA e REBECCHI.)

 

Queremos também deixar de maneira oficial e simbólica, a todas as autoridades de Brodowski, que aqui vieram aumentar esta nossa alegria triste. Temos aqui o nosso Prefeito, o Vice Prefeito, o Presidente da Câmara Municipal, os presidentes do Lions, do Rotary, os veneráveis das Lojas Maçônicas, LUZ DE BRODOWSKI e COMPROMISSO DE UNIÃO, a diretora do Museu Portinari, de secretários municipais e outros. Quero pedir desculpas e permissão ao nosso Prefeito, Sr. Antonio José Fabbri, para entregar não a ele como representante maior de nosso município, mas sim ao seu Vice Prefeito, Dr. Alfredo Amador Tonello. E ele certamente irá entender o por que. Muito mais que um Vice Prefeito, o Dr. Alfredo foi na vida de José e Isaura, um médico de família que sempre prestou uma assistência desinteressada e amiga a ambos. Que deu a eles muito mais que uma assistência médica do profissional que ama a sua profissão. Deu a eles uma amizade, um respeito e consideração que jamais vamos esquecer. Quantas foram as vezes que a ele recorríamos nos momentos de necessidade e ele sempre pronto. E sempre desinteressado, colocando nestes atendimentos, a sua condição de amigo. Obrigado, meu irmão Alfredo, e receba este exemplar, em nome de todas as nossas autoridades, com o maior agradecimento.

 

E temos também a coletividade bandeirantina, este clube que foi como já dissemos uma outra família para José e Isaura. Um clube onde eles tiveram grandes alegrias, tantas emoções, tudo registrado neste livro. Temos aqui o atual Presidente, Luiz Antonio Leite, o Presidente 89/90, Nelson Agostinho que foi o responsável pelas homenagens da PRAÇA JOSÉ ZAPOLLA, do PORTÃO que ele trouxe lá da Praça Mário Lima Santos e aqui o perpetuou, Temos aqui o Elves Sciarretta Carreira, o Osmar Carvalho, nosso querido Nego, que também foram presidentes.

Temos aqui vários representantes do clube. Mas quero pedir permissão a todos para entregar para a família bandeirantina, a um batalhador, que teve uma visão divina quando em 1982 transformou aquela Praça Esportiva da Rua Vereador José Sabino, neste complexo esportivo que é um dos orgulhos de nossa cidade. Um presidente que se orientou com José Zapolla naquele plano de expansão e que soube honrar as tradições do clube que vem desde 1.933; que naquele inesquecível 10 de outubro de 1.982 deu a José Zapolla uma de suas maiores alegrias, mostrando a ele e a todos os bandeirantinos, a realidade de um clube forte, pujante e que estava se tornando um motivo de orgulho para Brodowski e para a nossa região. Um verdadeiro complexo esportivo. “Olha, rapaz, pensa bem o que vocês vão fazer. Este patrimônio não é nosso, é do povo.” Foi o que este presidente ouviu de José Zapolla naquela oportunidade.  E vocês pensaram bem. E principalmente executaram bem. Só temos, nós bandeirantinos e nós brodowskianos, que cumprimentá-lo, bem como a todo o sua diretoria que o ajudou neste projeto, que foi ousado, digno dos empreendedores e idealistas, mas foi vencedor, e pelo qual José Zapolla tinha uma profunda admiração e amizade.

 Por isso, quero convidar o Presidente daquele ano, que por coincidência, é o nosso atual Prefeito, o amigo ZEZINHO, o bandeirantino ANTONIO JOSÉ FABBRI, para receber este exemplar em nome do CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE.

 

 ( Passar o dvd da Inauguração do Clube )

 

Escolhemos também uma pessoa para representar os amigos de outras cidades que conquistamos ao longo dos anos. E não poderia haver pessoa melhor para isto, que uma pirassununguense de nascimento e brodowskiana de coração. Uma pessoa que está ligada há mais de 35 anos à nossa família. Uma pessoa que adotou a nossa baixinha Aurinha como uma irmã, uma companheira inseparável, e que carente do amor paternal, já que perdeu seus pais cedo demais,  adotou o SEU JOSÉ como seu segundo pai, adotou a D. ISAURA como sua segunda mãe. Que se tornou além de filha, confidente e até cúmplice na tarefa de proteger e ajudar a baixinha. Que a levava sempre em seus passeios, seja na praia ou em lugares turísticos, considerando-a uma companhia amiga e nunca um estorvo nestes passeios e viagens. Que em todos os momentos de nossa família, fossem eles alegres ou tristes, sempre aqui estava com sua solidariedade, com seu amor, com sua alegria, com seu apoio. Enfim, um verdadeiro membro da família ZAPOLLA. Por isso, é com muito agradecimento que entregamos à ANA CLARA DINIZ DA COSTA, que hoje reside em Campinas-SP, junto com a Áurea, este exemplar, e isto com o maior carinho e respeito.

 

Finalmente, não poderia faltar um representante da comunidade brodowskiana. E não há pessoa mais indicada para tal que a nossa amiga MARCIA DA PENHA SAADI. Uma pessoa que viveu, e ainda vive, a família ZAPOLLA. Uma vizinha de tantos anos que era praticamente um membro de nossa família. E ainda é. No seu depoimento em nosso livro, todos poderão sentir o que é o sentimento de uma verdadeira amiga. Márcia, tenha a certeza de que todos nós somos eternamente gratos a você e a todos os seus, pela amizade que você, a Maria José, a Cleuza,  o Seu Lebre, a D. Nice, a D. Mena e todos de sua família, dedicou a todos os membros da família ZAPOLLA. Márcia, como você mesmo afirmou no seu depoimento, dizem que recordar é viver. E digo também que recordar é doer... doer de tanta saudade.... Quem ler seu depoimento irá entender esta dor de saudade, de tempos que se foram, que deixaram marcas, que nunca serão esquecidos. Mas, o importante é que estes tempos foram vividos e felizmente estão sendo registrados e documentados.

 

(entregar o livro )

 

No final, temos um exemplar a todos que aqui estão e que será entregue com a maior consideração e respeito, e esperamos que todos o leiam com o maior carinho e o guardem como lembrança de uma família que viveu e vive, tudo aquilo que Deus espera de pessoas que sabem ter este sentimento.

 

Para encerrar, quero dizer especialmente aos meus irmãos e aos da nossa família, que outra frase da Aurinha, no seu prefacio, traduz o sentimento que me levou a fazer este livro : “ TENHO CERTEZA QUE DOUGLAS, NESTE LIVRO, RESPONDE POR TODOS NÓS, FILHOS DE JOSÉ E ISAURA, À PARTE MAIS IMPORTANTE DESTA QUESTÃO : A GRATIDÃO. O QUE FALTA, QUE POSSA CADA UM MOSTRAR COM SEUS ATOS, ADMINISTRANDO BEM O INVESTIMENTO QUE NOSSOS PAIS FIZERAM NÓS.

 

Obrigado a todos que aqui estão, obrigado a Deus que permitiu que eu fosse filho de JOSÉ E ISAURA, obrigado, JOSÉ E ISAURA por terem me feito seu filho. Que me deu irmãos que souberam e sabem se aceitar mutuamente, com seus defeitos e virtudes, compreendendo nossos problemas, nossas limitações, nossos complexos. Que me deu uma esposa exemplar como a Tarcília, filha de Salvador Pereira dos Santos e da saudosa Elza Belga. Para comprovar estas minhas palavras de admiração e respeito para com o nosso pai e com nossas famílias, permitam-me relembrar as palavras ditas pela nossa irmã Vera Lucia, no dia 22 de agosto de 1.995, quando do 82º aniversário de Brodowski, e José Zapolla tinha 81 anos,  no dia em que será inaugurada oficialmente a Praça José Zapolla, e um pouco da emoção do casal José e Isaura no descerramento da placa alusiva.

 

Passar o dvd da inauguração da Praça José Zapolla

 

 Fica aqui renovado o nosso agradecimento ao amigo NELSON AGOSTINHO, vereador na época, que foi o autor do projeto desta homenagem, e cujos detalhes estão contidos neste livro.

 

Com tudo isto, com todas estas homenagens que ambos receberam em vida, dentro de suas simplicidades, eles foram um casal que viveu sem luxo, sem vaidades, sem preconceitos, sem maldades. Eles foram SIMPLESMENTE JOSE e ISAURA.

 

Com muito orgulho.

 

Não poderia também de nesta valorização da instituição FAMILIA, destacar o Sr. SALVADOR PEREIRA DOS SANTOS, pai de minha esposa Tarcília, marido da saudosa D. Elza Belga dos Santos, que com os filhos TARCILIA, LUCILA, ADARCI (NININHA), JACIRA (NEGUINHA), MARIA DE LOURDES (LURDINHA) e DEVANIR, e juntos com o Flávio, Luiz, Luiz Gonçalves, Salma (genros), Tauana, Danilo, Elaine,  Paola, Giselle,  James, Diogo, Michel e Gisele (netos), Guilherme e Julia (bisnetos), Marcio e Marcelo (maridos de suas netas),  formam uma família exemplar. Todos os finais de semana estão reunidos e todos vivem as alegrias, as tristezas, os problemas de cada um como se fossem de si mesmo. Que não precisam de datas especiais para uma reunião de família e os laços de amizade e consideração, falam sempre mais alto. Sr. Salvador, que na sabedoria de seus 83 anos, continua firme e com seu acordeom, sua sanfona, continua animando os encontros de família e dos amigos. Um exemplo de simpatia, luta, que também soube vencer na vida com muita honradez e simplicidade. E por isso, quero agradecê-lo por um dia ter me dado sua filha Tarcília como esposa e ter me aceito como membro de sua família. Vocês completaram com muito orgulho a grande família de JOSE E ISAURA. 

 

Peço permissão para quebrar o protocolo e destacar a presença entre nós do querido amigo de infância, HILDEBRANDO JOSÉ FIOCCO e sua esposa, que durante muitos anos na nossa adolescência foi um amigo e companheiro. Filho dos saudosos José Pio Fiocco e D. Luzia Lorencini Fiocco, foi, junto com os irmãos Helio e Nenê, grandes e inseparáveis amigos de nossa familia. Hoje, trabalhando na Faculdades Claretianas de Batatais aqui está conosco vivendo as emoções desta homenagem a JOSE e ISAURA. Entrego a ele um exemplar do livro com muita emoção, agradecendo esta amizade que nunca se romperá, nem pelo tempo e nem pela distancia.

 

E finalizando, não tenho mais palavras, e encerro deixando a todos vocês, uma mensagem preparada com muito carinho, a qual espero que seja para nós, uma mensagem de fé, esperança e amor e que a mensagem contida na música anexa, seja o ideal que nos conduza nesta vida.  

 

( AMIGOS PARA SEMPRE ) 

 



 

Logo após, usaram da palavra para falarem sobre JOSE e ISAURA :

 

Antonio José Fabbri, Prefeito Municipal

Dr. Alfredo Amador Tonello, Vice Prefeito e médico da família

Elves Sciarretta Carreira, ex-Presidente do C.A.B e amigo

Nelson Agostinho, autor do Projeto da Praça José Zapolla

Angélica Fabbri, diretora do Museu Portinari

Gilmar Berlese, Vereador

Márcia da Penha Saadi, amiga da familia

Dr. José Marcos P. Valente, Secretário da Cultura e Turismo

Vera Lucia Zapolla Ricci, filha

Áurea Beatriz Zapolla, filha e prefaciante do Livro

Hildebrando José Fiocco, amigo da família.

 

Obs>: Colaboraram na preparação do evento:

Som Jair Rinaldi

Telão Olavo Dalpogeto, LALA

Buffet Sabor e Alegria

Luiz Antonio Leite, Presidente do C.A.B.

Áurea Beatriz Zapolla

E principalmente MARIA TARCILIA PEREIRA ZAPOLLA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. .