A FAMÍLIA

A família recebeu de Deus a missão de construir a célula primária e vital da sociedade. É dever dos pais oferecer momentos para o diálogo entre a família, organizar a vida familiar, criar um ambiente de família, que favoreça a educação íntegra, pessoal e social dos filhos. Impõe-se a cada homem o dever de salvar a integridade de sua personalidade, no qual sobressaem os valores de sua inteligência, vontade, consciência e fraternidade. Como que mãe e alimentadora desta educação acha-se em primeiro lugar a família.

Vendo a urgência de a família cumprir sua tarefa de formar personalidades íntegras, ela conta com muitos elementos.  A presença e a influência dos modelos distintos e complementares do Pai e da Mãe, o vínculo do mútuo afeto, o clima de confiança, o quadro de vida social com uma hierarquia natural, mas matizada pelo clima de afeto, confiança, intimidade, respeito e liberdade, tudo converge para que a família se torne capaz de plasmar personalidades fortes e equilibradas para a sociedade.

É na família que os filhos fazem a primeira experiência de uma sociedade humana e sadia. Pela família eles são gradualmente introduzidos no consórcio civil dos homens e na sociedade. A família é a escola mais rica de humanismo completo e de desenvolvimento integral, pois nela convivem várias gerações que se ajudam mutuamente em adquirir sabedoria e harmonizar os direitos pessoais. Nela os filhos, cuidados com amor, aprendem mais facilmente a hierarquia dos valores humanos e sociais. É dever dos pais disporem os filhos, desde a infância, a conhecerem o amor de Deus para com os homens, ensinarem-lhes pouco a pouco, sobretudo pelo exemplo, a solicitude pelas necessidades materiais do próximo, assim a família cumprirá sua missão e promoverá a justiça e demais obras a serviço de todos. Por isso o bem estar da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada a uma favorável situação da comunidade familiar, pois ele é um favor importante do desenvolvimento.

“Aqueles que exercem influência nas comunidades e nos clubes de serviços sociais trabalham também eficazmente para a promoção do matrimonio e da família”.

. .