UMA PEQUENA HISTÓRIA DOS FUNDADORES
FUNDADORES


      
       Segundo documentos encontrados, depoimentos de contemporâneos, recortes de jornais, boletins maçônicos e livros profanos, podemos resumir da seguinte maneira a história do início dos trabalhos da Loja Maçônica Luz de Brodowski :
"A Loja Maçônica Luz de Brodowski foi fundada no começo do século XX, mais precisamente no dia 01 de março de 1.900, sendo seu primeiro Venerável o Ir.'. JOAQUIM ANTÔNIO DE FREITAS.
Conforme publicação oficial em boletim do Grande Oriente do Brasil, jornal oficial da Maçonaria Brasileira, nºs 01 a 12, 25º Ano, março de 1900 a fevereiro de 1901, publicado pela tipografia da papelaria de Alexandre Ribeiro & Cia. Ltda., Or.'. de Rio de Janeiro-RJ, a fundação oficial da LOJA MAÇÔNICA LUZ DE BRODOWSKI se deu no dia 01 de março de 1900, juntamente com mais outras 7 lojas : LUZ À HUMANIDADE, Or.'. de JUNDIAI-SP., SEGREDO E CARIDADE, Or.'. de MINEIROS-SP.; ESTRELA D'ALVA, Or.'. de ARARAS-SP; UNIÃO CINCO DE FEVEREIRO, Or.'. de MATEUS-ES; REGENERAÇÃO CATARINENSE, Or.'. de FLORIANÓPOLIS-SC; CARATINGA LIVRE, Or.'. de CARATINGA-MG e LUZ E CARIDADE DE PITANGUEIRAS, Or.'. de PITANGUEIRAS-SP. A primeira diretoria está relacionada no inicio deste livro, e segundo documentos encontrados, acreditamos que estes fundadores foram iniciados na Maçonaria, em Batatais, na A.'.R.'.L.'.S.'. Caridade Universal, que já abateu colunas . Na época, existia em Batatais as lojas maçônicas : CARIDADE UNIVERSAL, PHYLANTROPIA e AMOR E CARIDADE. Segundo documentos oficiais está provado que o Ir.'. Pedro Petrarchi foi iniciado na A.'.R.'.L.'.S.'. CARIDADE UNIVERSAL e que Ir.'. Natale Fabbri, um dos fundadores, foi iniciado numa loja do Or.'. de Batatais, possivelmente a mesma.
No inicio dos trabalhos, as primeiras reuniões foram realizadas na casa onde residiu o Ir.'. João Pereira Ramos, e em 1902, já estava construído, na Rua General Osório, 141, em terreno doado pelo Ir.'. Benjamim Correia, o templo próprio. Todas estas informações estão contidas em documentos do acervo da Loja Maçônica Amor à Virtude, Or.'. do Rio de Janeiro-RJ, e compilados na época pelo Ir.'. KURT PROBER, artezata, e levantadas por intermédio de pedido feita ao mesmo pelo Ir.'. ÂNGELO TORNATORE, brodowskiano de saudosa memória, que era membro integrante da A.'.R.'.L.'.S.'. 3 COLINAS, Or.'. de Franca-SP., e que muito participou dos trabalhos da LUZ DE BRODOWSKI quando do reerguimento das colunas no ano de 1983. Alias, a esse respeito, publicamos na integra a resposta dada pelo Ir.'. Kurt Prober, conforme correspondência endereçada ao Ir.'. Carlos Eduardo de Lima :
"Rio de Janeiro, 6 de outubro de 1984
Ilmo. Sr.
CARLOS EDUARDO LIMA
Rua Monsenhor Rosa, 2188
FRANCA - 14400 - sp

Prezado Ir..
Atendendo a seu pedido, feito em carta de 28 do pp dom., para o sr. Ariovaldo Correia, vai ai a história que eu posso desentranhar da minha biblioteca : LOJA LUZ DE BRODOWSKI
A antiga Vila de Brodowski, como é escrito correto o nome, deriva o seu nome de um engenheiro "BRODOWSKI", ferroviário, que construiu este trecho da ferrovia da Estrada de Ferro Mogiana.
É a terra de nascimento do Pintor CANDIDO PORTINARI, que antes de escambar para a pintura de "aberrações e monstrengos", era um pintor bastante bom, tanto assim que pintou a senhora mãe dele, com muita vida e com os olhos tendo as pupilas vitais, ao invés dos "buracos" que depois inventou, o que tudo lhe disse de viva voz, numa exposição de pinturas que fez no antigo PALACE HOTEL, da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro.
Muito bem. Em principio do ano de 1900, uma regular quantidade de maçons resolveu fundar neste cidade uma Loja Maçônica com o nome de LUZ DE BRODOWSKI, que em 01.03.1900, recebeu Carta Constitutiva do Grande Oriente do Brasil - nº 697 . Em junho de 1900 a Loja foi Regularizada e já em 23.7.1900, os fundadores elegeram a seguinte administração: VENERÁVEL : JOAQUIM ANTÔNIO DE FREITAS; 1º Vig.'. PEDRO PETRARCHI; 2º Vig.'.: JOÃO JACCOBINI; Orador: Dr. PEDRO DE BARROS ALBERNAZ; Secret.'.: CHRISTIANO DA SIKLVA MORAES; TES.'.: BENJAMIM AURELIANO CORREIA; Or.'. Adj.: VIRGINIO MOREIRA LEITE; Secret.'. Adj.: LUIZ MARCIANO DE ALVARENGA; Chanc.: SANTI OCTAVIANI; 1º Exp.: RICARDO FERBIN; 2º Exp.: CANDIDO CALÇADO GOMES; 3º Exp.: JOÃO ELIAS; Hosp.: NATALE FABBRI; Mest.'. Cerim.: JAYME DIONIZIO DOS SANTOS; Mest.'. Ceri.'. Adj.: MIGUEL GALLO; 1º Diac.: FRANZ LADU; 2º Diac.: BERNARDINO BAPTISTA MARTINS; Port. Estand.: HERCULANO JOSÉ DA SILVA; Port. Esp.: EMILIANO JOSÉ DE ARANTES; Arq.: JULIANO CALIL THOMAZ; Mest.'. Banq.: SILVIO STRADA e Cob.: VIRGILIO ALVES DA CRUZ.
Em terreno doado pelo Ir.'. Benjamim Correa, a Loja começou a construir seu templo próprio em 1902, sendo a sua inauguração feita em 24.6.1904.
Em 1903 tinha sido eleito mais uma vez Ven.'. o Ir.'. JOAQUIM ANTÔNIO DE FREITAS, tendo como secret.'. o Ir.'. JOÃO DE PAULA CORTEZ. Já na administração de 1905 continuou o Ir.'. Cortez como Secret.'., mas assumindo o malhete o Ir.'. PEDRO PETRARCHI, Gr.'. 30. Todos os outros irmãos cujos nomes tinham sido citados eram M.'. M.'., Gr.'. 3.
Quer me parecer que a Loja em 1903 adormecera, tanto assim que em 1.9.1905, o Supremo Conselho do Rito Escocês, a reergueu. O seu funcionamento daí em diante deve ter sido de adormecimento, tanto assim que em 1912, apenas o GOB recebera o nome do Secretário CICERO CUSTÓDIO BRAGA. Em 1915 não mais estava trabalhando, e em 1916, foi dada oficialmente como de "Colunas Abatidas".
O prédio depois disso serviu de escola, abrigo de inválidos, sede da Banda Ítalo Brasileira, do Clube Atlético Bandeirante e da Banda Carlos Gomes e finalmente 3m 12.12.1970 foi entregue em comodato à diretoria da "Equipe da Caridade", certamente uma associação de Beneficência.
E mais não disseram.

Agora, em meus registros, ainda não foi anotada a Loja NOVA LUZ DE BRODOWSKI do Grande Oriente Paulista, razão pela qual gostaria que o Ir.'. me arranjasse o seu endereço certo, sua data de fundação e data da Carta Constitutiva, e quem sabe, relação dos fundadores, e quando o Sr. Ariovaldo tiver impresso o seu livro, gostaria de adquirir um exemplar para minha biblioteca.
Sem mais para o momento, e sempre ao seu inteiro dispor, queira receber meu abraço tríplice fraternal. KURT PROBER - 33