A MAÇONARIA EM BRODOWSKI BIBLIA


      
      A Maçonaria que surgiu em Londres por volta de 1688, no reinado de Guilherme de Orange, revestiu-se inicialmente de características eminentementes políticas. Uma espécie de clube político secreto, para da melhor maneira, poder lutar contra o absolutismo da época. Por isso, suas atividades, eram rigorosamente fechadas. Já não será hoje, sob esse aspecto, uma instituição tão secreta, como de início. Esmaecidos seus aspectos essencialmente políticos, à medida em que foram desaparecendo no mundo os regimes absolutistas, entraram a salientar no seio da instituição, preocupações de natureza social, com acenos ao socorro mútuo e à beneficência comunitária.
Brodowski veio a ter sua agremiação maçônica no primeiro ano do século, mal saia do mato a cidadezinha fundada em 1894. Nascida sob a denominação de "LOJA MAÇÔNICA LUZ DE BRODOWSKI", sua carta constitutiva foi expedida pelo Grande Oriente do Brasil, sob nº 697, em 01 de março de 1900.
Em 23 de julho seguinte, a Loja que vinha funcionando a título precário, elegeu a seguinte primeira diretoria :
Consequentemente, foram vinte e um (21) os membros que compuseram a sua primeira diretoria da antiga Loja Maçônica de Brodowski. Sabe-se que outras pessoas dela participaram, em seu início, dentre as quais Baldo Pavicic, Ângelo Zanelo, Antônio Poloni, Francisco Alves Correa e João de Paula Cortez, tendo este mesmo vindo a exercer as funções de secretário da instituição, em 1903 e 1904.
A Loja Maçônica Luz de Brodowski funcionou até 1914, normalmente, mas somente em 1916 foi declarada oficialmente extinta ( dados do arquivo de Kurt Prober, autor do livro "CADASTRO GERAL DAS LOJAS MAÇONICAS DO BRASIL", obtidas .pelo brodowskiano Ângelo Tornatore, através do sr. Carlos Eduardo Lima, Ven.'. da Loja Amor à Virtude, de Franca. ).