MELVIN JONES - O FUNDADOR
LIONS

Melvin Jones, criador do leonismo e fundador da ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES em sua forma atual, nasceu em Fort Thomaz, Arizona, EUA, a 13 de janeiro de 1879, filho de John C. Jones e Lydia M. G. Milles.
Frequentou o curso secundário em Kahoka em Saint louiz, Missouri, e mais tarde, a Union Business College e o Chaddock College, de Quincy, Lllinois.
Aos 21 anos foi para Chicago trabalhar na corretora de seguros johnson & Higgins. Posteriormente fundou a sua própria corretora, denominada "Agência de Seguros Melvin Jones", onde trabalhou até 1920, ano em que passou a dedicar-se à Associação em tempo integral.
Como secretária do Circulo de Negócios de Chicago, iniciou contatos, a partir 1914, com outros clubes autônomos dos E.U.A., para que participassem da formação de uma Associação de Clubes de Serviço.
A 7/06/1917, conseguiu reunir no hotel la Salle, em Chicago, representantes de Clubes esparsos, do que resultou, posteriormente, Lions Clube Internacional.
Melvin Jones casou-se, em 29 de junho de 1909, com Rose Amanda Freeman, sua grande companheira nos trabalhos iniciais para fundação de Lions Clube Internacional.
Rose foi campeã americana de golf, esporte que praticou até morrer, em junho de 1954.
Dois anos depois, Melvin Jones contraiu matrimônio com Lilian Radigan, que o acompanhou dedicadamente até o fim, que ocorreu em 1º de junho de 1961, sendo sepultado no cemitério Mount Hope, em Flossmoor, nos arredores de Chicago.
Em 1939, foi condecorado com a Ordem do Mérito Nacional de Carlos Manuel de Céspedes, de Cuba, então a maior condecoração concedida a um civil que não fosse Chefe de Estado. Recebeu outras condecorações e citações de numerosos países.
Foi representante da associação em Conferência Internacional de fundação da Organização das Nações Unidas, que teve um lugar em São Francisco, em 1945.
Como tributo ao grande Leão a quem já tinha outorgado em 1958, o titulo de "fundador" o conselho de Administração aboliu o cargo de Secretário Geral, que Melvin Jones tinha desempenhado.
Em consideração ao aniversário de Melvin Jones em 13 de janeiro, a diretoria Internacional proclamou, em 1961, que todo mês de janeiro passasse a ser da memória de Melvin Jones. Neste ano, em sua memória, todos os Leões renovaram sua dedicação em prol do alívio do sofrimento do próximo e do fomento da paz entre os povos do mundo.