A ORIGEM DO LEONISMO
Fundado em 1917 melvin
VIAJANTE

LIONS INTERNATIONAL - TRIUNFO DE UMA IDÉIA

Em 1917, um corretor de seguros de Chicago, Melvin Jones, convenceu seu clube, o Círculo de Homens de Negócios de Chicago, a unir-se a outros clubes independentes para formar uma organização nacional que se dedicaria a assuntos de negócios e sociais e também a melhorar a comunidade como um todo.
Entre os grupos convidados esta a Associação de Lions Clubes, com sede em Evansville, Indiana, e presidida pelo Dr. William P. Woods. Na época da reunião, em 7 de junho, havia diversos Lions Clubes sendo que alguns tinham sido organizados em 1916. Eles eram uma extensão de uma fraternidade que não mais existe, a Royal Order of Lions.
O Círculo de homens de Negócios e outros clubes concordaram em reunir-se sob o nome de Lions e uma convenção foi convocada para outubro em Dallas, Texas, Trinta e seis delegados, representando 22 clubes de nove estados aceitaram o chamado para servir, aprovaram a designação de Lions Clubes e elegeram Woods seu primeiro presidente. A força motriz e fundador Melvin Jones, foi nomeado secretário, e assim teve início uma associação com o leonismo que só terminou com seu falecimento em 1961.
A convenção também começou a definir o que a associação iria se tornar no futuro. Os estatutos e regulamentos foram adotados, as cores roxas e amarelo-ouro aprovadas, e começaram a ser elaborados os Objetivos e Código de Ética do Leonismo.
Considerando o materialismo daquela época, foi surpreendente que os objetivos e o Código de Ética incentivaram os Leões a colocarem o serviço a frente do lucro e a procurarem o mais alto padrão de conduta nos negócios e nas profissões.
Logo líderes comunitários começaram a organizar clubes nos Estados Unidos. A Associação tornou-se "Internacional" com a formação de um clube em Windsor, Ontário, Canadá, em 1920. Em seguida, foram organizados clubes no México, na China e em Cuba. Em 1927, o quadro social era de 60.000 sócios em 1.183 clubes.
Em 1935, o Panamá tornou-se sede do primeiro clube da América Central, sendo que o primeiro clube sul-americano foi organizado na Colômbia no ano seguinte. O Leonismo se estendeu a Europa em 1948, quando foram fundados clubes na Suécia e na França. O Japão tinha clubes em 1952, e o então "Bloco Oriental" estava desbloqueado em 1989 com a organização de clubes na Hungria, Polônia e Estônia. Em 1990, um clube foi organizado em Moscou e hoje mais de 100 Lions clubes estão demonstrando o valor do serviço humanitário em países que uma vez estavam fechados à ação voluntária.

barra harmoniaeliberdade