Associação Internacional de Lions Clubes

UMA PEQUENA HISTÓRIA DO LC BRODOWSKI Fundado em 09 de fevereiro de 1

UMA PEQUENA HISTÓRIA DO LC BRODOWSKI

Fundado em 09 de fevereiro de 1.977

Graças ao trabalho incansável desenvolvido pelos Companheiros do LC de Batatais durante o ano de 1976, no dia 9/02/77 fundou-se o Lions Clube de Brodowski, com 20 sócios.

Foi um belo e árduo trabalho, visto que anteriormente que alguns Clube de Ribeirão Preto haviam tentado esta fundação sem sucesso. Mas graças a perseverança destes CCLL, aliada a ajuda que encontraram por parte de alguns membros de nossa comunidade, onde destacamos Nelson Agostinho, Luiz Antônio Puga, Celso Rubens Passos Valente ( que não foi fundador mas, colaborou ativamente) , Antônio Douglas Zapolla, Sebastião Furlan, João Piola e outros, o grupo foi conscientizado e aceitou plenamente a filosofia do Leonismo. O Leão orientador do Clube foi o CL Sebastião Fernando Gomes, tendo como Padrinhos Físicos, os CCLL Idair Fantinati e José Pupim Neto, sendo Governador do L-17, o CL Antônio Dante de Oliveira Buscardi.

Depois de um começo difícil com algumas crises, normais para a formação do grupo, e mesmo com a saída de alguns CCLL, o LC se fortaleceu e começou um trabalho desinteressado que tantos benefícios trouxe para Brodowski. Assim em maio/78, foi declarado de utilidade publica. Em junho/78 recebeu um terreno da Prefeitura, através do Prefeito José Grandi, na gestão do CL Nelson Agostinho, onde se iniciou imediatamente a construção do velório Lions Clube, que prosseguiu na gestão dos Presidentes Antônio Douglas Zapolla, José Mauro Adami e em agosto/80, sobre a Presidência do CL José Carlos Rinaldi o Velório foi inaugurado. Em 1997, a obra passou a ser administrada pela Prefeitura Municipal

Em novembro/80, com apenas 3 anos de existencia, o Lions Clube de Brodowski sediou a II Reunião Distrital do L-17, que reuniu 74% dos Clube do Distrito, com mais de 800 participantes, num acontecimento que marcara época para sempre na história do clube, evento que teve Diretor da Distrital o CL ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA/Dom. TARCILIA.
Em 15/08/82, na gestão do CL João Piola, o Clube recebeu da Prefeitura um terreno de 20x75 m2 para a construção do Centro Social Lions Clube, cuja Pedra Fundamental foi lançada em 16/01/83 e passado apenas quatro anos, onde os presidentes João Piola, Sebastião Furlan, Aldo Mário Mantovani, José Mauro da Silva e Marcus Orlando Arantes Carvalho se dedicaram a fundo para esta obra, ela foi inaugurada oficialmente no ano de 1987, e até hoje serve à toda comunidade local.
Reconhecendo a importancia do serviço prestado pelo LC Brodowski, o Governo do Estado, através da Lei nº 11.085, de 09 de setembro de 2.005, de autoria do Deputado Vaz de Lima, deu a denominação de PASSARELA LIONS CLUBE DE BRODOWSKI no KM 339m da Rodovia Candido Portinari,

Em 1982/1983, o Boletim LEÃO DE BRODOWSKI, editado pelo CL Antonio Douglas Zapolla, desde 1978, sagrou-se CAMPEÃO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES LEONISTICAS DO BRASIL, ( o primeiro clube do Distrito L-17 a conseguir tal feito ), no 9º Concurso, patrocinado pelo LC RIO DE JANEIRO / MADUREIRA, e promoveu no ano seguinte, 1983/1984, o 10º Concurso Nacionalde Boletins, que teve como vencedor o LC SÃOPAULO / VILA CARRÃO, do L-2

Em 1995, o clube sediou novamente a II Reunião Distrital do L-17, com a participação de 301 pessoas,  na Governadoria do CL Altayr Ribeiro da Silva, e o Diretor da Distrital foi novamente o CL ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA/Dom. TARCILIA.

No AL 2005/2006, na Governadoria do CL Mauricio Brandão de Vilhena/CaL Mercedes, de TANABI-SP, o LC Brodowski patrocinou a 2a. Reunião Distrital do LC-6, no dia 20 de novembro de 2.005, em evento dos mais concorridos e onde pode-se comprovar novamente a garra dos membros deste clube, que ofereceram luma reunião das mais dignas, reunindo quase 500 pessoas, novamente tendo como Diretor da Distrital, o casal CL ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA /Dom. TARCILIA. ( Veja nota em outro local deste, com detalhes)

No final de 2.005, na presidencia do CL Elves Sciarretta Carreira/Dom. Maria Aparecida, e sob a coordenação do CL Caetano Adami Neto, o CENTRO SOCIAL LIONS CLUBE foi totalmente reestruturado, recebendo nova pintura e melhoramentos.

Estes projetos foram os que mais marcaram o Leonismo de Brodowski pela grandiosidade que representam, mas o clube sempre se fez e faz presente em todos os acontecimentos da cidade, colaborando ativamente com a semana de Portinari, Plimec, Asilo e Creche além de esta sempre ao lado dos carentes da comunidade e em todos os acontecimentos onde o trabalho desinteressado se faz necessário. Em 2005 uma atividade marcante foi a I PIAZZA DE LA  NONNA, na Praça Portinari, que congregou todas as entidades da cidade.

Outro ponto que merece destaque é o trabalho desenvolvido a nível de diretoria junto ao Distrito L-17, atual LC-6, onde todas as Diretorias sempre atenderam prontamente na parte administrativa, com o clube estando em dia com todos os compromissos e atingindo também posições de destaque em todos os concursos de eficiência, tanto administrativamente como em serviços perante a comunidade, e onde em todos os anos, temos CCLL que participam do staff da governadoria em cargos muito importantes dentro do leonismo.

Atualmente ainda fazem parte do quadro social do LC Brodowski, os fundadores :

ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA, que continua na categoria ATIVO, e  JOÃO PIOLA E NELSON AGOSTINHO ,  agora na categoria de PRIVILEGIADOS,

LEIA ARTIGO SOBRE A FUNDAÇÃO DO LC BRODOWSKI
fotodouglas@terra.com.br