1a. PIAZZA DELLA NONNA

A idéia de se fazer uma festa tipicamente italiana, foi levada à Associação Cultural dos Amigos do Museu Casa de Portinari – ACAM, em meados do mês de junho /2005 e teve como objetivo a integração de vários clubes de serviços e sociais dentro da temática, talvez a mais importante para os imigrantes italianos, que é a gastronomia.
Queríamos com essa festa resgatar nossas origens, criar uma festa familiar, e assim foi que cada clube deu o seu melhor e devido a isso é que a 1ª PIAZZA DELLA NONNA obteve seu sucesso.
O nome PIAZZA DELLA NONNA surgiu pelo fato da festa se realizar na praça (piazza em italiano) Candido Portinari e Nonna homenagearia não só a “Nonna Pellegrina” do nosso artista maior mas também todas as nossas “nonas”, italo-brasileiras, que criaram seus filhos e netos em volta de seus fogões.
O projeto nasceu forte e assim nos dias 19, 20 e 21 de agosto, na Praça Portinari, que abrigava também festejos comemorativos da XXX Semana de Portinari e 92º Aniversário de Brodowski, aconteceu a tão esperada 1a. PIAZZA DELLA NONNA.
O domingo, dia 21, foi todo especial, e durante todo o dia, as barracas trabalharam intensamente atendendo de uma maneira cordial e amiga a todos que lá se dirigiram, e onde recebemos inclusive artistas de outras cidades e estados do Brasil.
Foi grande a emoção de todos que estiveram envolvidos nesse projeto ao ver resgatada a família brodowskiana de volta à praça e comemorando com tanta alegria numa festa que se fortalecerá a cada ano com a ajuda de todos os que acreditaram.
O eventou mostrou também a força e a união de nossas entidades, onde todos, com um sorriso no rosto, trabalhando em suas responsabilidades, se irmanando, demonstraram o quanto são importantes para Brodowski.
O trabalho do LIONS CLUBE DE BRODOWSKI, no comando do Bar, da Loja Maçônica Compromisso de União, em parceria com o Clube da 3a. Idade, no comando dos espetinhos e carnes, a Juventude Vicentina em parceria com o Clube da 3a. Idade no comando da Fogazza, pizzas; o Rotary Clube de Brodowski, com as massas (caneloni, nhoque, etc) e o Fundo Social de Solidariedade, com os doces, foi de uma dedicação a toda prova.
Todos irmanados num só ideal, numa só cor partidária: BRODOWSKI e PORTINARI.
Feliz é a cidade que consegue congregar os seus clubes de serviços, entidades e autoridades neste ideal desinteressado, visando o bem comum de seu povo, de sua cultura, de seu prestigio, de suas raizes, de sua cidadania e de seu nome.
Os mais sinceros cumprimentos aos membros da Associação Cultural dos Amigos do Museu Casa de Portinari, representado pelo seu Presidente, Sr. EDER GRANDE FURLAN, e às entidades: Loja Maçônica Compromisso de União (Pres.: LUIZ ANTONIO BERGAMO, Lions Clube de Brodowski (Pres.: ELVES SCIARRETTA CARREIRA), Rotary Clube de Brodowski (Pres.: CARLOS AUGUSTO DA SILVA, Assoc. dos Jovens Vicentinos, Fundo Social de Solidariedade (Sra. Zoraide Fabbri), Clube da Terceira Idade Exercendo a Cidadania , Assoc. da Terceira Idade Vivencia Feliz e ao Capítulo Luz da Ordem DeMollay de Brodowski, Prefeitura Municipal de Brodowski e a Policia Militar de Brodowski que em tão pouco tempo realizaram uma linda festa para nossa cidade.
Agradecimentos também ao povo de Brodowski que prestigiou de uma maneira intensa e ordeira.
O sucesso alcançado já começou a render frutos, pois todo o lucro auferido nesta atividade, através das entidades participantes, será revertido em prol da nossa população, e todos já estão esquematizando e preparando a 2a. PIAZZA DELLA NONNA, que certamente, em AGOSTO de 2.006 acontecerá com mais participantes e ainda melhor elaborada, pois já se tem a certeza do apoio popular, que acreditou na independência da comissão organizadora e das entidades participantes, que visavam unicamente e exclusivamente criar dentro de nosso calendário, um evento popular que viesse enaltecer ainda mais o nome do nosso filho mais ilustre, CANDIDO PORTINARI, e através dele, proporcionar lazer, diversão, cultura, companheirismo, atendimentos filantrópico e social, e principalmente, deixar o amor pela nossa cidade e por PORTINARI ainda mais forte e latente.

LIONS
Em flagrante captado pelo CL Antonio Donizeti Boncompagni, do LC Batatais, parte da equipe de trabalho do LC Brodowski, no comando do Bar Geral da 1a. Piazza Della Nonna, ao lado do Sr. Eder Grandi Furlan, Presidente da Comissão organizadora.
O casal leão, Toninho/Nilza, do LC Batatais e flagrantes
LIONS LIONS LIONS
Familia Albarello e autoridades(foto1), Diretora do Museu, Angelica Fabbri (foto2) e Banda Filarmonica de Sta. Rosa de Viterbo

LIONS LIONS LIONS
Barraca do Lions, o CL Edinho num momento de descontração e equipe da Loja Maçonica Compromisso de União
LIONS LIONS LIONS
Trabalho em areia e terra de artistas de MATÃO-SP

LIONS LIONS LIONS
O casal Presidente Elves/Maria Aparecida, Dom. Maria Aparecida/Annelise e equipe do ROTARY CLUBE
LIONS LIONS LIONS
Barracas da Loja Maçonica Compromisso de União, do LIONS e do Rotary, em parceria com os clubes da 3a. Idade.

LIONS LIONS LIONS
Em momento de descontração o CL José Mario Jorge e a Dom. Tarcilia, e novamente o Casal Presidente Elves/Maria Aparecida
LIONS LIONS LIONS
Ao fundo, barracas da JUVENTUDE VICENTINA, Clube da 3a. Idade Vivencia Feliz e Clube da 3a. Idade Exercendo a Cidadania