Venerável Mestre, Ir
marcus

No dia 22 de maio de 2.002, a ARLS LUZ DE BRODOWSKI 072 recebeu a honrosa visita do Ir.´. MÁRIO SALOMÃO SADA, brodowskiano de origem, filho de JOÃO ELIAS SADA, um dos fundadores da loja, e atual membro da ARLS JUSTIÇA E PERFEIÇÃO, de PORTO ALEGRE-RS, fato que serviu para que fosse relembrado as nossas origens e reforçado os laços de fraternidade que já unem estas duas Lojas.


Abaixo transcrevemos a saudação feita pelo Or.´. Adj.´´, da Loja naquela especial ocasião, Ir.´. Marcus Orlando A. Carvalho, onde o Ir.´. SADA deixou como lembrança para a LUZ DE BRODOWSKI o seu avental do Gr.´. 33, numa demonstração eloqüente de consideração para com a sua terra natal e a loja fundada pelo seu saudoso pai.

Nesta sessão, o Ir.´. Sada foi presenteado com um quadro pintado pelo Ir.´. Aylton Ronaldo da Silveira, retratando o antigo prédio da LUZ, construido em 1902; homenageado pelo Ir.´. Douglas, Delegado do GOP e declarado HOSPEDE OFICIAL DO MUNICIPIO DE BRODOWSKI, através do Decreto nº 2285, de 21 de maio de 2.002, assinado pelo Prefeito Municipal, Ir.´. Antonio José Fabbri.
Nos dias seguintes, Mário permaneceu em Brodowski-SP revendo sua cidade natal, amigos e parentes.

Uma data para ser lembrada para a posteridade e reverenciada sempre !!!

SADA SADA SADA SADA SADA SADA

Venerável Mestre, Ir.´. Humberto Fabbri; Ir.´. Antônio Douglas Zapolla, Delegado da 42a. Região Maçônica do Grande Oriente Paulista, nas pessoas de quem eu saúdo todas as autoridades maçônicas aqui presentes; Irmãos 1º e 2º Vigilantes, Mestres Instalados, Irmãos Visitantes, irmãos do quadro, meu querido Ir.´. Mário Salomão Sada, da ARLS JUSTIÇA E PERFEIÇÃO, do Or.´. de PORTO ALEGRE-RS , ....


Sinto-me honrado pela gentileza de nosso Venerável Mestre em me ter designado para saudar, em nome desta Oficina,  o Ir.´. Mário Salomão Sada, nosso querido conterrâneo, filho de um dos fundadores da nossa Loja, em 1900.

Inicialmente, gostaria de contar um pouco da história da Loja Maçônica Luz de Brodowski ...

marcus

Brodowski veio a ter uma agremiação maçônica no ultimo ano do século XIX, quando uma regular quantidade de maçons resolveu fundar nesta cidade uma loja maçônica que recebeu o nome de LUZ DE BRODOWSKI  e mp doa 01 de março de 1.900 recebeu do Grande Oriente do Brasil a Carta Constitutiva nº 697. JOÃO ELIAS SADAEm julho daquele ano a loja foi regularizada e em 23 de julho de 1.900, os fundadores elegeram a primeira administração, que teve como Ven.´. Mest.´. o Ir.´. JOAQUIM ANTÔNIO DE FREITAS, sendo 3º Experto, o Ir.´. JOÃO ELIAS SADA, pai do Irmão Mário Salomão Sada, aqui presente nesta noite.

 

Em terreno doado pelo Ir.´. BENJAMIN CORREA, tesoureiro da loja, o templo começou a ser construído em 1902, sendo sua inauguração feita em 24/06/1904, na presidência do Ir.´. PEDRO PETRARCHI.

 

Colocado em recesso em 1916, por ocasião da 1a. Grande Guerra Mundial, seu prédio, bem construído e espaçoso, passou a ser útil a várias instituições. Entre 1968 e 1971, o prédio ficou fechado sem nenhum uso, se deteriorando pela ação do tempo, até que no dia 12 de dezembro de 1971, esteve em Brodowski o Sob.´. Gr.´. Mest.´. do Grande Oriente de São Paulo, Ir.´. DANILO JOSÉ FERNANDES, acompanhado de vários irmãos das lojas da região, que junto com o Prefeito Mário Fabbri e a diretoria da Equipe da Caridade local, visitaram o prédio e o local do antigo templo da Loja Maçônica Luz de Brodowski. A finalidade era a de se acertar entre as duas instituições, a cessão em regime de comodato, para a referida entidade. No entanto, apesar da presença de todas as autoridades, tanto maçônicas como da cidade, o acordo não foi feito, pois a Equipe da Caridade não aceitou os termos propostos e pleiteava a posse definitiva do patrimônio, o que posteriormente, acreditamos foi fator preponderante para o ressurgimento da Loja Maçônica Luz de Brodowski, o que fato aconteceu em 1983.

 

Depois daquela visita, final de 1971, e inicio de 1972, o prédio ficou abandonado, sem uso, até que em 1973, a Saúde Pública de Brodowski pediu sua demolição. A autorização para a derrubada foi dado pelo Grande Oriente de São Paulo, através do Oficio nº 379/73, de 29 de agosto de 1973.

 

Neste ínterim, foram iniciados em 1973, na Loja Maçônica Washington Luiz I, de Batatais, os Irmãos AMANDO FABBRI, AYLTON RONALDO DA SILVEIRA, JOSÉ PRIMO PUGNOLI JÚNIOR, JOSÉ MARCOS PASSOS VALENTE e CAETANO JACOB. Em 1975, JOSÉ LUIZ CARREIRA e OSWALDO GARAVINI.

marcus

Estes irmãos de Brodowski reergueram as colunas em 27 de junho de 1.983.

 

Depois do ressurgimento das colunas, foram iniciados vários irmãos que procuraram resgatar o nosso passado, através de dados, documentos e fotos.

 

Em meados de 1998, remeti uma correspondência para o meu primo Antônio Elias Sada ( Merched ) , irmão carnal de Mário Sada, contendo várias fotos mostrando a galeria dos fundadores, onde estava a fotografia de seu pai, o Ir.´. JOÃO ELIAS SADA, fundador de nossa Loja, e então Merched inseriu em seu livro VIAGEM NO TEMPO, uma homenagem ao seu pai.

 

Sabedor desse acontecimento, o Ir.´. Mário Salomão Sada marcou uma visita à nossa Loja em 28 de setembro de 1.998, na gestão do Ir.´. José Orestes Greggio. Mas por um imprevisto, não pode comparecer, enviando como seu representante, o Ir.´. AYRES DE JESUS MOTA PEREIRA, da ARLS Justiça e Perfeição, do Or.´. de PORTO ALEGRE-RS, que em nome de Mário, presenteou a Loja Luz de Brodowski com vários mimos e um painel alusivo à ligação das duas lojas, e aproveitou a oportunidade para convidar os Irmãos para prestigiarem o 3º aniversário da Sagração do Templo Mário Salomão Sada, daquela loja, e em especial o casal José Orestes/Filomena e Marcus Orlando/Cleire, como hóspedes oficiais daquela loja.

 

Estivemos, eu e o Ir.´. José Orestes, no referido acontecimento ocorrido no dia 23 de junho de 1999. Neste mesmo dia, foi inaugurada uma Biblioteca em uma sala, também doada pelo Irmão SADA.

 

Chegando em Porto Alegre-RS, na 2a. feira, sentimos a gentileza e cortesia de nosso Ir.´. Mário, sempre acompanhado do Ir.´. Ayres, e colocaram uma van à nossa disposição. Durante os 5 dias em que lá permanecemos para visitas a vários locais da metrópole, Gramado e outras cidades vizinhas, almoços e jantares em vários restaurantes, uma visita à sua loja comercial, a antiga CASA X, com mais de 50 anos de atividades, onde o nosso Ir.´. Eloy Pires, gerente da firma, presenteou nossas esposas com tecidos da mais alta qualidade e percebemos o respeito, a admiração e gratidão que todos nutrem pelo nosso Ir.´. Mário S. Sada.

 

Nascido em Brodowski-SP, no dia 27 de outubro de 1914, o Ir.´. MÁRIO SALOMÃO SADA completará neste ano de 2002, 88 anos de luminosa existência.

 

Moço ainda, em 1940, chegou ao Rio Grande do Sul, radicando-se em Porto Alegre.  Sua vida de empresário teve inicio com a antiga CASA X.

Em meio a tantas ocupações e obrigações, nunca descuidou de seus deveres maçônicos. Galgou a todos os graus filosóficos, atingindo o Gr.´. 33 em 01 de agosto de 1967. Neles sua personalidade atraiu e fez desenvolver várias lideranças. Iniciado em setembro de 1946, na ARLS JUSTIÇA E PERFEIÇÃO, num templo situado à Rua 7 de Setembro, 723, ocupou vários cargos, inclusive o de Venerável Mestre. Conviveu com vários irmãos de sua loja e de outras, sentindo o contentamento incomensurável com a nova vida e adotou a maçonaria como a sua segunda família.

 

Em 22 de janeiro de 1954, participou ativamente da construção do tempo na Rua Washington Luiz, 214, em Porto Alegre. Foi um trabalho em conjunto das lojas JUSTIÇA E PERFEIÇÃO, AMOR E CARIDADE, FIDELIDADE E FIRMEZA e  ESTRELA DE JERUSALÉM. A pedra fundamental foi lançada em 31 de março de 1956, e a obra concluída em 15 de novembro de 1.958. O templo foi escriturado em nome do Grande Oriente do Brasil. Com este ato, eles passaram de proprietários a inquilinos, até que um dia, Mário Sada ouviu, estarrecido, um ato do Eminente Grão Mestre da época, que ameaçava maçonicamente a Loja para que pagasse condomínio.

 

Durante muito tempo, tal ameaça permaneceu em seu cérebro. Procurava uma maneira da Loja ter seu próprio templo, até que em novembro de 1.994, com o conhecimento de sua esposa Georgette, achou que tinha condições de concretizar seu ideal.

 

Para que não caíssem no mesmo erro, doou em regime de comodato, o 4º andar e a cobertura de um prédio de sua propriedade, situado na Travessa Comendador Batista, nº 67, em Porto Alegre-RS, à ASSOCIAÇÃO CULTURAL E BENEFICENTE JUSTIÇA E PERFEIÇÃO ( JUSPER ), que é uma entidade constituída por todos os irmãos da ARLS JUSTIÇA E PERFEIÇÃO.

 

marcus

O templo foi inaugurado em 22 de junho de 1.996. Assim é que em toda a extensão do 4º piso, localizou-se o templo, o átrio e a Sala dos Passos Perdidos, e no 5º piso, a secretaria. O salão de festas e  uma biblioteca, foram inaugurados durante as comemorações do 3º aniversário da sagração do Templo, em 1999. Possui ainda uma área descoberta destinada ao lazer dos irmãos.

 

O Irmão AYRES propôs o nome de TEMPLO MÁRIO SALOMÃO SADA, e o Irmão relutou em aceitar tal honraria, pois não fora com este intuito que fizera a referida doação. Mas os irmãos do quadro da Loja Justiça e Perfeição, proclamaram em unanimidade que isto só foi possível graças à força , idealismo, à nobreza de sentimentos e à grandeza de coração do Ir.´. Mário Salomão Sada, virtudes que também eram de sua esposa Georgette e oficializaram o nome do Irmão para o templo.

 

Com efeito, o nome de MÁRIO SALOMÃO SADA, confunde-se com a própria história da LOJA MAÇÔNICA JUSTIÇA E PERFEIÇÃO. Fundada em 6 de maio de 1943, conta ela com 59 anos de existência ininterrupta, e lá, 3 anos após a sua fundação, em 23 de setembro de 1946, iniciava-se MÁRIO SALOMÃO SADA. Sua profícua e entusiástica participação em todos os assuntos da Loja nunca teve fim. Em quase todas as realizações, lá estava o Irmão MÁRIO SALOMÃO SADA, à frente delas.

 

Até hoje, seu dinamismo e tenacidade para o trabalho, servem de espelho e estímulo às gerações presentes e futuras.

 

Irmão Mario Salomão Sada, para quem sempre levantou templos à virtude, méritos e honras lhe sejam atribuídos. E que o o Grande Arquiteto do Universo sempre o ilumine e guarde.

 

marcus

Irmão Marcus Orlando Arantes Carvalho – Orador Adjunto

Brodowski, 22 de maio de 2.002

 

 


Obs.: Dados extraídos do livro ... E A LUZ FOI FEITA ... ( 100 anos da ARLS LUZ DE BRODOWSKI 072, ) lançado em 23 de fevereiro de 2.000, em comemoração ao 1º centenário da Loja, de autoria do Ir.´. Antônio Douglas Zapolla; do livro VIAGEM NO TEMPO, de Antônio Elias Sada (Merched) e do jornal O ESQUADRO, publicado em Brasília-DF, em agosto de 1.996.

 

 

 

Nesta sessão estiveram representadas as seguintes Lojas Maçonicas :
ARLS LUZ DE BRODOWSKI 072 - Brodowski-SP - GOP
ARLS JUSTIÇA E PERFEIÇÃO - Porto Alegre-RS - GORS/GOB
ARLS PHYLANTROPIA DE BATATAIS 052 - Batatais-SP - GOP
ARLS ESTRELLA D´OESTE - Ribeirão Preto - SP - GOSP/GOB
ARLS FÁBIO BARRETO - Ribeirão Preto - SP - GLESP
ARLS PÁTRIA E FAMÍLIA - Cravinhos - SP - GOP
ARLS ESTRELA DO RIO PARDO - Jardinópolis - SP - GOSP/GOB

CLIQUE E VEJA OS IRMÃOS PARTICIPANTES