AS CORRIDAS DE SÃO SILVESTRE

Durante sua vida, JOSE ZAPOLLA foi um esportista nato. Participava na sua juventude, das corridas de São Silvestre, tão tradicionais em Brodowski. Participou inclusive da 1ª. Corrida que foi realizada em 1937, comprovado no livro BRODOWSKI, MINHA TERRA, MINHA GENTE, de Ariovaldo Correia (1986), e cujo primeiro vencedor foi FRANCISCO BERNARDES, o Xico Preto. E quantas vieram. Mesmo não sendo vencedor, lá estava ele participando, enquanto as pernas permitiam.

Na tradicional e internacional 52a. Corrida de São Silvestre, realizada em 31/12/2001, famosa em todo o Estado, JOSÉ ZAPOLLA foi homenageado pelo então prefeito ANTONIO JOSÉ FABBRI como símbolo do esportista brodowskiano. Recebeu um lindo troféu de lembrança, além dos aplausos de toda população que lá estava prestigiando o evento, fato que já havia acontecido na gestão anterior, do então Prefeito Aildo Furlan, que através do Vereador Gilmar Berlese, o homenageou como símbolo dos participantes da São Silvestre, de Brodowski. O fato mereceu destaque da revista EVIDENCIA, de Ribeirão Preto.

Na edição do jornal BRODOWSKI NEWS, novembro/dezembro/2001, em matéria assinada por Caetano Jacob, relembrando a história desta Corrida de São Silvestre, José Zapolla foi citado e a manchete era a seguinte: ”JOSE “PADEIRINHO” ZAPOLLA sempre vibrando com a São Silvestre”.

Provando a sua jovialidade e saúde, em 1995, já com 81 anos de idade, José Zapolla participou em Jardinópolis-SP, do JORI – JOGOS REGIONAIS DA 3ª. IDADE, de 14 a 16 de julho, quando foi homenageado com um certificado de mérito.

No dia 24 de março de 2.001, quando José Zapolla tinha 87 anos, pleno de vigor e saúde, o jornal BRODOWSKI NEWS, em sua 2ª. Edição, em artigo assinado pelo jornalista José Flávio Mantoani, o querido MITI, publicou o seguinte artigo, que está inserido no site ( veja clicando no ícone ) :

O artigo mereceu da família, o seguinte agradecimento, também publicado e inserido no site do LIONS CLUBE DE BRODOWSKI e LOJA MAÇONICA LUZ DE BRODOWSKI :

Agradecendo a reportagem publicada no jornal BRODOWSKI NEWS, 2, 24 de março de 2.001, o filho ANTÔNIO DOUGLAS ZAPOLLA, teve inserida a seguinte carta na edição 3, 28 de abril de 2.001, endereçado ao autor da matéria JOSÉ FLÁVIO MANTOANI :

Prezados senhores,

Em nome de toda família ZAPOLLA, queremos externar os nossos mais sinceros agradecimentos pela bela reportagem inserida na edição de 24 de março de 2.001, 2, ZÉ PADEIRINHO, EXEMPLO DE CIDADÃO, quando foi homenageado o nosso querido pai, Sr. José Zapolla.

Reportagens das mais comoventes, como foi abordada a homenagem, numa linguagem que traduz, além de uma matéria jornalística, a alta sensibilidade de seu autor com a pessoa homenageada, traduzida em palavras de intimidade, carinho e muito respeito.

Para o nosso pai, no alto de seus 87 anos de vida, ainda lúcido e com saúde, ver o reconhecimento de uma nova geração de brodowskianos pelo trabalho que sempre desinteressadamente, com muito amor e dedicação, prestou não só ao C.A.Bandeirante, clube onde praticamente foi de tudo, desde roupeiro, pedreiro até Presidente, mas também a toda comunidade, dando exemplo de um cidadão integro, honesto, trabalhador, onde o devido respeito ao cidadão, à cidade e ao seu semelhante, sempre falaram mais alto, é realmente uma alegria incontida.

É uma prova inconteste de que aquele seu trabalho simples serviu para mostrar à nossa nova geração que os valores morais e éticos devem sempre falar mais alto.

Recebam e transmitam a todo o corpo editorial deste novo jornal de Brodowski, o nosso abraço amigo e reconhecido, juntamente com o nosso agradecimento renovado, que nos dá a certeza de que o trabalho do nosso querido pai, dentro da cidade que ele adotou como sua, já que é natural de Batatais-SP., foi dos mais dignos e pode ser citado como o de uma pessoa honesta, trabalhadora, respeitadora de sua família e de sua comunidade, e lhe deu a certeza de que ele deixou seu exemplo de verdadeiro cidadão.

Todos nós, da família ZAPOLLA, somos eternamente gratos e nos sentimos compelidos a cada vez mais, sermos seguidores dos exemplos do nosso estimado pai, sendo cidadãos que colocam o trabalho, o respeito e o amor pela comunidade acima de tudo, e para que possamos sermos dignos dos exemplos de nosso patriarca e darmos também nossa parcela de contribuição para que Brodowski seja reconhecida como uma cidade de cidadãos que realmente a amam.

FAMILIA ZAPOLLA

José, Isaura, Meire (Flávio), José Carlos (Marimar), Derlei (José Carlos), Douglas (Tarcília), Vera (César) e Áurea

CLIQUE E VEJA AS FOTOS DESTE CAPÍTULO