O VELHO PREDIO predio


      A maçonaria brodowskiana nasceu deveras bem arregimentada tanto que em 1902 começou a construir seu templo, que veio a ser inaugurada na presidência do Venerável Mestre, Pedro Petrarchi, no dia 24 de junho de 1904, com as pompas de estilo, à Rua General Osório, em terreno doado por Benjamim Aureliano Correa, um dos florões da entidade, antigo político e juiz de paz local.
Colocada em recesso a Loja, por ocasião da 1a. Grande Guerra, seu prédio - bem construído e espaçoso - passou a ser útil a várias instituições. Através do tempo, ali funcionou a primeira escola estadual, masculina, regida pelo Prof. João Daiuto, até que em 1916, a classe incorporou-se ao Grupo Escolar que surgia. O prédio histórico serviu posteriormente de sede à Banda Italo-Brasileira e a uma Sociedade Recreativa, que durou pouco (1924). Mais tarde, ou seja, em 1934, acolheu o Clube Atlético Bandeirante. Em seguida, alojou-se no imóvel a Corporação Musical Carlos Gomes, durante apreciável tempo. Finalmente em 1970, o edifício que nos primórdios do século foi dos mais imponentes de Brodowski, passou por meio de comodato à Equipe da Caridade", entidade beneficente de fecundas atividades. ".
Obs.: o desenrolar dos acontecimentos veremos nos capítulos seguintes.
Continuando o trabalho de pesquisas, encontramos em recorte de jornal italiano, datado de 30 de junho de 1904, o seguinte relato :
"(Part) - La sera del 24 la locale loggia massonica "Luz de Brodowski", aprio porta al pubblico, accorso numerosissimo ad assistero alle conferenze cho tenero I dottori Synforoso Lara e Augusto Octavio de Oliveira Pinto ed due batessinni.
La loggia era sfarzosamente addobbata e magnificamente illuminata. II Venerabile Signor Pietro Petrarchi, apel la seduta e diede la parola al dott. Synforoso Lara, it quele pronuuzio un e levato discorso, molto applaudito: poscia si fose la cerimonia dei batessini. I Battezznti farouo la bimba olga petrarchi e il giovinoto Antonio Fabbri. En padrino del primo il signor Antônio Froitas e del secondo il signor Bejamin Corrêa. Terminata la cerimonia, il dottor Octavio de Oliveira Pinto, pronunzio alfacinanti o caldo parole entusiasmando l'auditorio e strappando una salva di applausi. Qitindi Poratore della logia, siguor Virgilio Cruz, ringrazió i visitamti e si chinse la seduta: - Col vápore "La Plata" partiranno, il 29 corrente, con destino a Napoli, la signora Lucia Petrarchi com sei figlinali quattro doi quall rimarranno cola perfezionare I'educazione. Augurio di buon viaggio e di sollecito ritorno.
O original deste texto, em papel timbrado do Ir.'. Baldo Pavicic, datado de 13 de julho de 1930, que é cópia fiel da ata da antiga Luz de Brodowski, realizada no dia 24 de junho de 1904, encontramos na A.'.R.'.L.'.S.'. Estrella D'Oeste, Ribeirão Preto, e faz parte dos documentos do processo de Inic.'. do Ir.'. Antônio Fabbri, e está assim redigido, mantendo a grafia da época : Brodowski, 13 de julho de 1.930
Cópia d'Acta original da extincta Loj.'. Luz de Brodowski, Or.'. de Brodowski A.'. Gl.'. do Gr.'. Ar.'. do Univ.'. Aug.'. e Resp.'. Loj.'. Luz de Brodowski Sess.'. Pub.'. , Sexta feira, 24 de juno de 1904
Presentes os Ir.'., digo, alguns irmãos do quadro, foi aberta a Sess.'. ocupando os principaes lugares, os IIr.'. Ven.'. Pedro Petrarchi; 1º Vig.'. Miguel Gallo; 2y Vig.'. int.'. Melchiades Cruz; Or.'. Virgilio Alves da Cruz; Secret.'. João de Paula Cortez; Mest.'. de Cer.'. Santi Ottaviani. Com assistencia de grande número de profanos com suas Exas. famílias. Foi dada a palavra ao nosso Resp.'. Ir.'. Dr.'. Symphoroso Lara aonde fez uma bonita peça de architetura explicando o fim da presente reunião, trazendo ao conhecimento do Rs auditório os fins da maç.'. que foi muitissimo aplaudido. Foi pelo Ir.'. Ven.'. Pedro Petrarchi convidado o Ir.'. Dr.'. Symphoroso a presidir a Cerimonia do Baptismo, sendo batisados os lowtons : Olga, filha de nosso Ir.'. Pedro Petrarchi, sendo padrino o nosso Ir.'. Joaquim Antônio de Freitas; 2º Antônio , filho do nosso Ir.'. Fabbri Natale, sendo padrino o nosso Ir.'. Benjamin Aureliano Correa. Após este acto foi pelo nosso Ir.'. Dr.'. Oliveira Pinto, em nome dos padrinhos e como representante da Aug.'. e Resp.'. Loj.'. Cap.'. Caridade Universal, pronunciado um bonito e deslumbrante descurso, que foi muito aplaudido. O nosso Ir.'. Virgilio Alves da Cruz pediu a palavra, proferindo um discurso agradessendo aos RResp.'. IIr.'. Dr. Symphoroso Lara e Oliveira Pinto e bem assim as exas. familias que concorreram para o (ilegivel) de nossa festa, sendo muito aplaudido. Nada mais trasendo a tratar deuse por terminado os trabalhos. Acignado no verço desta o Ven.'. Pedro Petrarchi 30.'. ; o 1o. Vig.'. Miguel Gallo 3.'.; o 2º Vig.'. int.'. : Melchiedes Cruz 3.'. ; o Or.'. Virgilio Alves da Cruz, 18.'. ---- Do livro das actas de 19 abril 1902 a 24 de junho de 1904, folhas 185 e 186, fiel e transcripto por mim , Baldo Pavicic, 33 .'.
Em um documento oficial, timbrado e assinado ( conforme reprodução anexa ) , datado de 30 de julho de 1907 ( onde o timbre contem os seguintes dados : AUG.'. E RESP.'. LOJ.'. CAP.'. LUZ DE BRODOWSKI, Gr.'. Or.'. do BRAZIL, 1-1-1900 ), portanto o que prova que mesmo antes de sua fundação oficial, 01.03.1900, a Loja já existia ), temos o seguinte texto :
"Nós, Ven.'. e mais IIr.'. desta Aug.'. e Resp.''. Loj.'., declaramos que visto o livro da vida Maç.'., folha 1, resulta a respeito do Pod.'. Ir.'. PEDRO PETRARCHI, 33.'., que abaixo e sobre a nossa honra, declaramos :
Filiação : CAMILLO PETRARCHI e BEATRIZ (ilegível)
Naturalidade : ROMA
Nacionalidade : ITALIA
Nascimento : 29 de abril de 1856 (EV)
Estado : Casado
Profissão : Negociante
Este Ir.'. foi iniciado na Aug.'. e Resp.'. Loj.'. Caridade Universal, ao Or.'. de Batataes, 8 de junho de 1896.
Seu nome figura entre os dos fundadores da Aug. e Resp.'. Loja Luz de Brodowski, tendo sido eleito 1º Vig.'. inst.'. no dia 8 de janeiro , confirmado 1º Vig.'. no dia das eleições depois da regularização e a proposta da comissão regularizadora aceita unanimidade de votos foi lhe concedida a honra de MEMB.'. BENEM.'. A.'. em vista do grande serviço prestado a Ord.'. e à Loj.'..
Ocupou o cargo de Ven.'. Mest.'. desde o dia 30 de novembro 1900 até 11 de janeiro de 1901, retirando-se nesta ocasião para o Or.'. de São Paulo e continuando a fazer parte do quadro, tendo conseguido a restabelecer entre os Obr.'. a paz e o amor que faltava de algum tempo.
No dia 18 de março do mesmo ano, foi elevado ao Gr.'. 18 como do recibo do Gr.'. Thes.'. do Gr.'. Or.'. Est.'. nº 299.
Fez parte da Commissão regularizadora como 2º Vig.'. na Loja Homenagem ao Dr. Joaquim Lobo, Or.'. de Pedregulho, nesta ocasião foi conferido-lhe o titulo de Memb.'. Honor.'. do quadro.
Nas eleições do dia 19 de maio de 1904 foi eleito Ven.'. e no dia 13 de junho do mesmo ano elevado ao Gr.'. 30, nº 1553.
O dia 27 de abril do ano seguinte foi reeleito Ven.'. pela 2a. Vez e depois de grandes esforços conseguiu superar grandes dificuldades e elevar o Cap'tulo da Loja e na Installação desta, nomeado Arthezata Int.'. elevado Gr.'. 31 e 32, no dia 2 outubro de 1905.
Reeleito pela 3a. vez VEN.'. no dia 2 de abril de 1906.
A proposta da Loj.'. foi conferido-lhe o titulo de Memb.'. Benem.'. do quadro e dia 27 de abril de 1907 na ocasião que communicou a Loj.'. que devia se retirar para o Or.'. de R. Preto, e lhe fi conferido na acta um voto de louvor, ata de 7 de maio de 1907.
Elevado a Gr.'. 33, no dia 1º de Junho 1907, no dia 7 do mesmo mez e ano, conferindo-lhe a patente de Memb.'. Hon.'. da Gr.'. Ass.'. Est.'..
O Ven.'. Baldo Pavicic, Gr.'. 32
O 1º Vig.'. Silvio Strada, 18 .'.
0 2º Vig.'. Antônio Poloni 18 .'.
O Orad.'. Victório Ervas .'. Int.'.
O Secret.'. Pedro (ilegível) 18 .'.
O Chanc.'. João Júlio (ilegível) - 3 .'.
Outro documento encontrado, datado de 4 de abril de 1927, constante dos arquivos da Aug.'. e Resp.'. Loj.'. Cap.'. AMOR À VIRTUDE, Or.'. de Franca-SP, refere-se ao Ir.'. JOÃO JACOBINI, que consta como fundador da Loja Luz de Brodowski, tendo ocupado o cargo de 2º Vig.'. nesta fundação, como vimos anteriormente, tem o seguinte texto :
"Diz João Jacobini, maç.'. inactivo, col.'. gr.'. 18, que pertenceu às AAg.'. LLoj.'. CARIDADE UNIVERSAL, ao Or.'. de Batataes, e LUZ DE BRODOWSKI, ao Or.'. de Brodowski, ambas que abateram CCol.'. , com 49 annos de edade, tendo nascido a 19 de novembro de 1878, natural de Roma, Itália, filho de Giacomo Jacobini e d. Rosa Piragni Jacobini, ambos já fallecidos, casado, industrial, residente nesta cidade e ganhando o ordenado mensal de 300$000, desejando, de acordo com o Art. 177, e seguintes do Reg.'. Ger.'. da Ord.'., ser filiado a essa Aug.'. Off.'., requer a sua admissão no respectivo quadro depois do preenchimento das formalidades exigidas, pelo que junta a esta os documentos mmaç.'. , em número de quatro.
Que o Sup.'. Arch.'. do Un.'. o ilumine, guarde e bem assim a todos os distinctos IIr.'. dessa Aug.'. e Resp.'. Loj.'. Cap.'.. Franca, 04 de abril de 1.927. JOÃO JACOBINI, Gr.'. 18
Timbrado pelo Ir.'. FRANCISCO ANDRADE E SILV A, Gr.'. 2 ( Obs.: O Ir.'. Jacobini foi filiado na Loja em 1º de julho de 1927 )
Como podemos comprovar por todos esses fatos, documentos e livros, os irmãos que fundaram a LOJA MAÇÔNICA LUZ DE BRODOWSKI tinham uma vida maçônica bastante ativa e dedicada. Os Gr.'. Simb.'. destes irmãos, que constam destes documentos, de 1900 a 1907 (últimos registros encontrados), com vários do Gr.'. 33, do Gr.'. 18 e outros, são provas incontestes desta participação . Comprovamos que o Ir.'. Pedro Petrarchi, fundador foi iniciado na Loja Maçônica Caridade Universal , de Batatais. Em meados do século havia 3 lojas maçônicas em Batatais : CARIDADE UNIVERSAL, PHYLANTROPIA e AMOR E CARIDADE. Sabemos também que muitos dos irmãos fundadores da Luz de Brodowski, entre eles Baldo Pavicic passaram a freqüentar a A.'.R.'.L.'.S.'. ESTRELLA D'OESTE, de Ribeirão Preto, conforme nos prova documentos encontrados nos arquivos daquela loja.
Infelizmente, não sabemos porque motivos, todos os documentos da Loja perderam-se no tempo, não se sabendo se destruídos quando da demolição do prédio, se ainda fazem parte do acervo dos herdeiros destes irmãos fundadores, ou se destruídos pelos próprios irmãos quando a loja adormeceu, em 1916, conforme os documentos apurados. Esta última hipótese, no entanto, é improvável, pois em 1929, como veremos a seguir, quando da indicação do Ir.'. Antônio Fabbri feito pelo Ir.'. Baldo Pavicic, na Lojas Estrella D'Oeste, em Rib. Preto, foi anexado um documento cópia exata, com número de ata, livro e pagina, datado de 1904, o que prova portanto, que o Ir.'. Baldo estava de posse dos livros de atas da Loja.
Com isso, não se sabe também ao certo aos motivos que levaram a este adormecimento. Talvez a guerra, a revolução que existiu, a perseguição que a maçonaria sofria na época, foram motivos determinantes para tal.
Segundo informações de pessoas ligadas a familiares de alguns irmãos daquela época ( 1907 ) pode-se saber que era Ven.'. da Loja, o Ir.'. BALDO PAVICIC, comprovado por documento acima descrito, que mudou-se para São Paulo, tendo levado consigo todos os documentos e livro de atas da Loja, que certamente poderiam esclarecer melhor os fatos que levaram os irmãos a esta atitude drástica, ou seja, o abatimento das colunas da A.'.R.'.L.'.S.'. LUZ DE BRODOWSKI, em 1916. Sabemos que muitos dos irmãos fundadores, passaram a freqüentar a A.'.R.'.L.'.S.'. Estrella D'Oeste, de Ribeirão Preto, conforme nos prova documentos originais encontrados nos arquivos daquela loja, sendo que o Ir.'. Baldo Pavicic, V.'.M.'. nos anos de 1905 a 1907 foi padrinho, naquela loja, dos IIr.'. Antônio Fabbri e José Fabbri, em 1930,
O Ir.'. Amando Fabbri, Gr.'. 33, em meados de 1984, portanto logo após o reerguimento das colunas, como veremos em capítulo seguinte, manteve contatos com a família daquele Ven.'., já falecido há muito tempo, residentes em São Paulo, e a mesma, nos primeiros contatos negou-se a entregar tais documentos. Posteriormente, em outros contatos, afirmaram terem doado estes documentos a uma Loja Maçônica da cidade de São Paulo, mas não sabiam o nome desta Loja. Porém, outras tentativas estão sendo feitas no sentido de se conseguir estes documentos históricos para a LUZ DE BRODOWSKI, e enquanto tivermos força e coragem não desistiremos. Afinal, preservar a história de qualquer instituição, e a LUZ DE BRODOWSKI não foge à regra, é uma questão de cidadania, de honra, de amor e respeito à instituição e porque não dizer, à nossa querida cidade de BRODOWSKI.