Editorial  : LEÃO DE BRODOWSKI nº 143, novembro-2005

 

símbolo símbolo símbolo símbolo

           Neste dia 20 de novembro de 2.005, quando o LIONS CLUBE DE BRODOWSKI se aproxima do seu 29º aniversário de fundação (09 de fevereiro de 1.977), a Governadoria do Distrito LC-6, através de seu Governador, CL MAURICIO BRANDÃO DE VILHENA, CaL Mercedes, e de todo o seu staff,  confiou no nosso trabalho e nos  deu a missão de sediar e coordenar a II REUNIÃO DISTRITAL deste AL 2005/2006.

            A missão foi assumida quando da Convenção Distrital realizada na cidade de MONTE ALTO, com uma forte “pressão salutar” do CL JOSÉ EMILIO MENOIA, Coordenador Geral do Distrito, que prontamente teve a adesão do nosso Presidente, CL Elves Sciarretta Carreira e dom. Maria Aparecida.

            Apesar das inúmeras dificuldades que o LC Brodowski vem enfrentando, seja por ter atualmente um pequeno número de sócios, mas que se torna grande na qualidade de seus membros, seja pela parte financeira, que é vencida com garra e trabalho, esta missão foi prontamente aceita após ser referendada em reunião do clube (e será a 3a. ocasião em que Brodowski será a sede de um evento distrital (veja nota em outra local sobre estas distritais), e onde todos os nossos companheiros e domadoras foram imbuídos da maior responsabilidade leonística. Além da qualidade e da certeza do trabalho de nossos associados, outro fator preponderante para esta aceitação, foi a certeza de que o povo e autoridades brodowskianos, conhecidos pela sua hospitalidade, espírito de colaboração e participação, iria estar ao lado do seu LIONS CLUBE DE BRODOWSKI dando todo o apoio necessário, o que realmente aconteceu.

            Assim, hoje, quando vivemos esta 2a. REUNIÃO DISTRITAL DO LC-6 queremos deixar ao nosso Governador, aos nossos dirigentes leonisticos, aos companheiros, companheiras e domadoras de todo distrito, a certeza de que BRODOWSKI possue um clube que cumpre os objetivos do LIONS, que procura UNIR OS CLUBES COM LAÇOS DE AMIZADE, BOM COMPANHEIRISMO e COMPREENSÃO RECIPROCA, e que dá a todos mais uma oportunidade de PROMOVER UM FORUM PARA LIVRE DISCUSSÃO DOS ASSUNTOS DE INTERESSE PUBLICO.

            Sejam todos bem-vindos á Terra de PORTINARI, recebam de todos nós um abraço fraternal, recebam o obrigado por terem vindo trazer esta solidariedade para todos nós, nos mostrando o quanto o nosso movimento é grande e forte e como o companheirismo é importante na vida de todos nós.

            Obrigado novamente ao CL Governador Mauricio, ao Coordenador Geral CL Menóia, aos nossos companheiros e companheiras e colaboradores de Brodowski, que tornaram fácil esta missão, e tenham a certeza de que Brodowski se espelha no disse Glória Kalil, quando afirma que “SOMOS O QUE REPETIDAMENTE FAZEMOS. A EXCELÊNCIA NÃO É UM FEITO, MAS UM HÁBITO.”  Afinal de contas, também norteamos os nossos trabalhos através do lema do nosso Presidente Internacional, CL Ashok Mehta, que é a PAIXÃO PELA EXCELENCIA”.

 As nossas ações diárias de serviço continuarão sendo construídas e erigidas umas sobre as outras com pedras sólidas que o tempo não conseguirá destruir e nem deixará que diminua com o passar dos anos, pois tudo que é feito com amor, com ideal, com fraternidade e com um COMPANHEIRISMO ATIVO (lema que norteia a atual diretoria do LC Brodowski)  é constantemente renovado  e fortalecido.

Como em todo evento que congrega homens livres e de bons costumes, homens idealistas que acreditam em  um ideal, esta II Distrital também quer deixar uma mensagem para reflexão. Temos visto em outros eventos, lideres de nosso movimento, descrentes, achando que o leonismo está em baixa, que o movimento está agonizando, quase saindo da UTI e indo para o Oriente Eterno.  A mensagem que queremos deixar não é esta. Não podemos analisar somente a frieza dos números, dos cálculos, dos percentuais. A vida é sábia e nos ensina muita coisa. Ela nos mostra a sabedoria do progresso, do conhecimento e oferece aos homens abnegados e cônscios de suas responsabilidades sociais, humanas, muitos caminhos. Até há pouco tempo, estas opções eram poucas.  Hoje o leque destas possibilidades de saber ajudar o próximo são muitos. Vejamos Brodowski por exemplo. Aqui temos o Rotary Clube, temos 2 Lojas Maçônicas, temos os Conselhos Municipais (e são muitos), temos a Comunidade Metodista, temos o Conselho Paroquial, temos as Igrejas Evangélicas, Protestantes e muitas outras, temos os Vicentinos, temos o A.A., temos a APAE, temos a Creche, temos o Asilo, temos o Vida Verde, enfim, temos até muito mais.  E para que elas sejam ativas como realmente são, necessitam de pessoas que a mantenham viva e atuante. Já pensaram se todos aqueles que sabem agradecer o que recebem, e querem de alguma maneira, ajudar o seu próximo, tivessem apenas uma entidade como opção ? Por isso que a vida é sábia e através disso, analisem, todas as comunidades são privilegiadas e os seus necessitados mais assistidos.

Por isso, não podemos analisar números. Analisemos qualidade. O leonismo continua firme e forte. Vejam os exemplos de Franca, com a Casa do Diabético, do Hospital de Olhos de Taquaritinga, dos inúmeros hospitais, asilos, creches que são assistidos por muitos clubes do distrito. Vejam as feiras de saúde realizadas, as campanhas do Sighfirst, do Cartaz sobre a Paz, e tantos outros, como também vejam as campanhas de cidadania, de ajuda nas catástrofes mundiais, e vejam como o LEONISMO É FORTE.

Basta os leões estarem cônscios de sua missão, de acreditarem no seu valor, de saber valorizar o companheirismo, e ter a certeza de que a qualidade fala muito mais alto que a quantidade para se poder afirmar que o movimento continua vivo, forte e atuante como sempre foi e como sempre será.

Isto queremos deixar para vocês. Se em 1980 sediamos uma distrital com 30 CCLL, se em 1995 sediamos outra distrital com 23 sócios, hoje sediamos outra com 16 sócios e com a mesma garra e a mesma vontade. Vamos acreditar em nós e sermos otimistas, corajosos, idealistas, vencedores.

  Outro ensinamento que a vida nos deixa na marcha inexorável do tempo é que tudo tem começo, meio e fim.Que não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe. Por isso, companheiros, vamos marcar a nossa passagem pela vida sendo lutadores, participativos, vencedores. Não vamos passar em brancas nuvens. Cada um, no seu devido tempo que recebe da vida, deve fazer sempre o melhor. Quando chegar aquela hora inevitável de encerrar o ciclo, por qualquer motivo que seja,  que tenhamos feito o melhor possível. Que tudo aquilo que procuramos fazer seja indelével, seja exemplo para que aqueles que vão nos sucedendo em nossa missão, continuem com a mesma seriedade e responsabilidade o trabalho que deve ser sempre renovado para ter a sua continuidade normal.

Esta é a reflexão que queremos deixar desta Distrital. Qualidade acima de tudo !!!

Com a permissão de todos, tomo a liberdade de falar também em meu nome particular, registrando o agradecimento pela confiança em nosso trabalho para coordenar novamente uma distrital, a exemplo das duas anteriores, e agradecer, sensibilizado,  o trabalho diário de todos os CCLL e DDMM, das empresas de Brodowski, Batatais, Ribeirão Preto e região, dos colaboradores, dos ex-CCLL (veja relação destes colaboradores em outro local)  que vieram somar com todos nós para que tudo fosse feito de uma maneira justa e perfeita, e  que nos provaram que quando o time é unido e coeso, tudo se torna mais fácil.  Á minha domadora Tarcília que não me deixou esmorecer na condução desta tarefa e que diariamente me deu forças e animo para corresponder á expectativa do querido LC Brodowski e da Governadoria do LC-6, e que não me deixou desanimar, que não me deixou ficar pelo caminho. Tudo isso me dá a certeza de missão cumprida e que tudo que vivi, nestes quase 29 anos de leonismo, desde a fundação, realmente VALEU A PENA.  Navegar é preciso, e a vida irá continuar seguindo o seu curso normal.

Distrito LC-6, leve de Brodowski, leve do LIONS CLUBE DE BRODOWSKI, um beijo no coração e tenham a certeza de que aqui todos terão sempre um clube e uma cidade, hospitaleiros, cônscios de seus compromissos e responsabilidades, e que a nossa casa será sempre uma extensão do lar de cada um, independentemente de qualquer coisa  e onde eu e a Tarcília, sempre os receberemos de braços abertos, o que certamente acontecerá também em todas as casas dos companheiros do LIONS CLUBE DE BRODOWSKI.

Obrigado, Deus, ó  Grande Arquiteto do Universo, por nos ter dado durante estes quase 29 anos,  a força necessária para dignificarmos tão sublime movimento e tudo que ele nos proporcionou ao longo de nossa vida leonística. 

 

 

CL ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA / Dom. TARCILIA

Diretor da 2ª. Reunião Distrital do LC-6 -= AL 2005/2006

fotodouglas@terra.com.br