CL SEBASTIÃO FERNANDO GOMES
símbolo símbolo

O LEONISMO PERDEU UM DE SEUS MAIORES LIDERES :
CL SEBASTIÃO FERNANDO GOMES

Prezados Companheiros e Domadoras :

O nosso esforço, foi antes de tudo, testemunhar. Assumimos a Governadoria e estribados numa idéia, propusemos um programa.
Foi gratificante, muito gratificante, porque a grande maioria dos nosso 65 clubes, entenderam a nossa mensagem e, não somente isso, criaram condições para sua concretização.
Palmilhamos nosso grande Distrito, não com o sacrifício de quem faz descalço, extensa caminhada por estradas calçadas com pedras pontiagudas, mas sim, com o prazer de encontrar roseiras floridas, a cada marca quilométrico.
Fomos arremedos de semeadores bíblicos. E aos nossos quase 2000 Leões e 2000 Domadoras pregamos uma mensagem de vivência de Homens e Mulheres totais. Dotados de verticalidade e Horizontalidade.
De verticalidade, pela qual recebemos muito : tanto que podemos nos considerar privilegiados. De Horizontalidade, por onde devemos, como objeto de realização dos outros, como nos propusemos, ao aceitar participar do Leonismo, irradiar uma parte das benesses que recebemos de Deus. E falamos em paz. De maneira tal, que cada um, Leão ou Domadora, pudesse ser instrumento "Dela". Primeiramente no lar , depois no Clube, na Comunidade, no Distrito...
E "IRRADIANDO PAZ" , esse foi o nosso slogan, procuramos alicerçar o Leonismo sobre duas bases fundamentais : o Companheirismo e a Participação. E usamos parábolas, as mais diversas, para melhor comunicar o nosso pensamento.
Acreditamos haver cumprido a nossa missão e mais ainda, cremos que a cultivação de nossa idéia terá continuidade; é claro com outras imagens, matizadas por novas colorações. E por nisso acreditarmos, reconhecemos implicitamente o êxito de toda uma equipe, de todo um gabinete, de todo um "staff". E fazemos nosso agradecimento : generalizado, público, não apenas visando um companheiro, um grupo, mas todos, isso já na condição de Leão e Domadora comuns, quando nos colocamos a postos, para continuar marchando ombro a ombro com os companheiros do L-17, na concretização maior dos ideais do Leonismo, liderados agora pelo desprendimento e idealismo de Bellini e Cida.

CL Sebastião Fernando Gomes e Neusa
GOVERNADOR 82/83 DO Distrito L-17

Com este mensagem, publicada no boletim LEÃO DE BRODOWSKI , nº 53, julho/1983, quando deixava o cargo de Governador, queremos deixar registrado a nossa mais sincera homenagem e preito de reconhecimento àquele que sem dúvida nenhuma, foi um dos grandes líderes de nosso movimento no antigo Distrito L-17, atual LC-6 : CL SEBASTIÃO FERNANDO GOMES.

Sócio fundador do LC Batatais, onde ocupou praticamente todos os cargos da diretoria, sendo Presidente no AL. 1971/972, foi governador do Distrito L-17, no AL. 82/83, e foi também, para nossa alegria, Leão Orientador do LC Brodowski, quando de nossa fundação em 9/2/1977, tendo participado de quase todas, ou todas, governadorias, sempre levando a sua mensagem fácil, o seu exemplo de trabalho, e como ele mesmo dizia, sendo um semeador bíblico.
A suas mensagens de leonismo sempre calaram fundo em todos que tinham o privilégio de ouvi-lo, sempre apresentando as suas parábolas, os seus ensinamentos, o seu trabalho, que foi e continuará sendo ainda, motivação para aqueles que também, como ele, lutam pelo movimento sublime do serviço desinteressado e do verdadeiro companheirismo.
Nascido em 5/11/1939, casou-se com a Dom. NEUSA MINOTTI GOMES em 24/11/1978, tendo os filhos FERNANDO MARCOS , CÁTIA CRISTINA e REGIANE CRISTINA.
No último dia 6/9/2000, vítima de um enfarte fulminante, faleceu, deixando uma lacuna muito grande no leonismo e no LC Brodowski.
No dia 7 de setembro, uma data especial para o Brasil, que é o dia da Independência, o seu sepultamento foi realizado às 11 hs., onde estiveram presentes, representantes de quase todos os Lions clubes de nossa região e praticamente toda Batatais, que foram levar o seu adeus e o seu abraço amigo à querida domadora Neusa, aos seus filhos e familiares.
Que o Lions Clube de Batatais, através de seus atuais membros, continuem lutando para a divulgação daquele ideal que o CL Sebastião tanto pregava com muito amor, como uma maneira de reconhecer e dignificar para sempre, e nosso movimento leonístico e para dar continuidade, como ele pedia em sua mensagem, na sua missão, que é a nossa missão, a missão de todos os leões e domadoras, de irradiar paz e amor.

Querido CL SEBASTIÃO, os "meninos de Brodowski" como carinhosamente tratava os sócios fundadores do LC Brodowski, lhe prestam a mais sincera homenagem. A semente que o CL ajudou a plantar, não só em Brodowski, mas em todos os Lions por onde levava a sua palavra sábia e amiga, continuará germinando e produzindo frutos que em muito ajudarão sempre aqueles que têm no leonismo, uma mão amiga.
E os seus ensinamentos, sempre traduzidos por sábias alegorias e parábolas, que traduziam o seu pensamento sobre o leonismo e sobre a condição do homem como responsável pela meio em que vive, continuarão sempre norteando àqueles que ainda crêem no movimento de Melvin Jones como um meio de tornar o nosso mundo um pouco melhor, com mais amor, com mais solidariedade e sempre IRRADIANDO PAZ.

Obrigado, CL SEBASTIÃO FERNANDO GOMES, por ter sido nosso leão orientador, ter sido nosso companheiro, ter sido um verdadeiro homem, ter sido realmente um SEMEADOR BÍBLICO.

publicado no boletim LEÃO DE BRODOWSKI, nº 129, dezembro/2000