INTEGRAÇÃO

01 de novembro Dia da Imprensa Leonística

lions

01 de novembro Dia da Imprensa Leonística Em mais um dia primeiro de novembro, dedicado à Imprensa Leonística, aqui estamos “escrevendo”,.
Editor de um modesto boletim Leonístico de um “pequeno grande clube” de uma “grande pequena cidade”, Brodowski, terra natal de Portinari, ao longo destes 32 anos dedicados à causa do serviço desinteressado e da edição de boletins, estamos acompanhando, com certa tristeza até, as mudanças impostas pela “modernidade” no que se refere à divulgação leonística. Boletim LEÃO DE BRODOWSKI que no AL 1982/1983 foi eleito o melhor boletim do Brasil, no 9º Concurso Nacional, que era editado mensalmente, passou a bimestral, a trimestral, a “semestral”, e caminha agora a passos lentos, teimando em sobreviver, mesmo que seja, em pequenas gotas.
A globalização, a internet, a facilidade dos boletins virtuais vem dominando este setor do leonismo. Hoje, poucos clubes ainda mantém os seus boletins impressos e divulgados em suas comunidades.
Vários fatores contribuem para este arrefecimento da divulgação do Lions. Além das condições oferecidas pela internet, com sites, blogs, ppt, pdf, e não sei quantos arquivos mais, o custo financeiro da impressão, aliado às despesas de correio, que não são poucas, vem ocasionando a diminuição dos boletins impressos. Acreditamos que este novo modo de comunicação é importante pois oferece condições para uma divulgação ampla, irrestrita, que atinge praticamente o mundo todo em poucos segundos, e que leva o nome de nosso clube, de nossa cidade a todos os pontos do planeta.
Mas, se analisarmos profundamente o custo/beneficio destes boletins, veremos que ele não atinge a sua verdadeira finalidade. Ou seja, a valorização do LIONS CLUBE, do movimento leonístico em nossas comunidades de um modo mais abrangente. A distribuição para as autoridades locais, para o comércio e indústria, para os profissionais liberais, que de certa maneira são o alvo principal para a divulgação leonística, para que a comunidade local acompanhe, valorize, colabore com o Lions Clube Na divulgação virtual acreditamos que poucos segmentos de uma comunidade acompanham este trabalho leonístico. Afinal de contas, é em um escritório, um consultório, um gabinete, uma loja, uma indústria, em nossas casas nos momentos de descanso, que é um dos momentos primordiais para uma leitura “de espera”, de conhecimento. Por isso, a importância da nossa imprensa leonística continuar a editar os seus boletins, por mais simples que sejam, e que seja divulgado e distribuído nas comunidades. No mundo virtual, e isso, falamos com experiência própria, a divulgação dos boletins virtuais fica praticamente restrito entre trocas de mensagens por intermédio de um companheiro que goste da “internet”. Ai, estamos divulgando, apenas entre clube e companheiros o trabalho leonístico, que pode até servir de motivação, de exemplo, pela gama de atividades diversas desenvolvidas pelos clubes, mas a nível local, deixa a desejar.
É preciso que a nossa comunidade saiba o que o LIONS faz, o que o LIONS pratica, o quanto o LIONS é importante em uma sociedade, para que através destas atividades consigamos novos associados que venham garantir a continuidade do movimento leonístico. Outro ponto é a conscientização dos editores em elaborar bons boletins, com conteúdo leonístico.
Alguns estão banalizando o movimento com artigos que nada somam ao leonismo, a ponto do responsável pelo 37º Concurso Nacional de Publicações Leonísticas, LC Paranhos, através de circular, pedir aos editores que tenham mais cuidado com o conteúdo, principalmente com piadas de gosto duvidoso, que nada acrescentam ao leonismo.
Com a devida permissão dos editores leonísticos do nosso Brasil e do LC-6, não posso deixar de registrar o trabalho do CL Rodini, do LC Ribeirão Preto/Centro (A VOZ DO LEÃO), do CL José Gomes das Chagas (DUBA), (NA BOCA DO LEÃO, do LC Pedregulho/Usina de Estreito), que trabalham dentro desta minha visão de divulgação leonística. Boletins premiados, distribuídos nas comunidades e enviados pela internet e que tanto retornam ao movimento leonístico. Editores leonísticos, façamos de nossas dificuldades, seja de tempo, de dinheiro, de decepção com aqueles companheiros ou amigos que não valorizam nossos boletins, a força maior para continuar divulgando o movimento leonístico, hoje, podemos dizer, imprescindível em nossas comunidades para a melhoria do nível de vida, seja social ou cultural.
Parabéns a todos, indistintamente, que contribuem para não deixarmos os nossos boletins, impressos ou virtuais, morrerem.

Continuemos com nossa missão.

CL ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA Lions Clube de Brodowski – LC-6 Editor do LEÃO DE BRODOWSKI Coordenador Geral do Distrito LC-6 AL 2010/2011

Home Page

contador de visitas