OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS
LIONS
Assumimos livremente, cada um de nós, a posição de sócios de um Lions Clube, do nosso Lions Clube. Esta é uma verdade tão cristalina e tão evidente que dispensa qualquer demonstração. Sou sócio porque quis sê-lo. A verdade é que esta verdade é muitas vezes completamente esquecida. Esquece-se pelo menos, que lemos um compromisso no dia da posse. Esqueceu-se se não o compromisso, com certeza as obrigações nele descritas. E daí a criticar-se o que se esqueceu, é um pequeno passo.
É ou não verdade que se discute, por vezes até com enorme paixão, a legitimidade das quotas que se pagam a Lions Internacional e as governadorias Distritais? E pergunta-se : porque pagar? Para que esse dinheiro? Em que é gasto?
Há nesta última pergunta, a nosso ver, a subtil insinuação de que pode estar a malbaratar-se o que pagamos.
Estas perguntas não tem cabimentos e só existem porque, esquecido o Compromisso, não houve nunca o cuidado de estudar a vida da nossa Associação e os Estatutos que a regem. As perguntas não tem cabimento, sobretudo, porque a obrigação do pagamento das quotas foi assumida por cada um de nós ao ler aquele Compromisso.
Que temos de pagar quotas e que não temos o direito de discutir essa obrigação, se queremos ser coerentes com as obrigações que assumirmos e manter-nos como sócios do Clube é um corolário do Compromisso que juramos.
Penso que não fará mal ler aquele Compromisso.
No dia da posse o candidato a sócio lê ou deveria ler o seguinte Compromisso, na versão de L.I.'.

"... Na presença dos sócios do Lions Clube de..., aceito a solene obrigação de cumprir os estatutos deste Clube e de Lions Internacional, de comparecer regularmente as suas reuniões, de aprovar as suas realizações e cumprir as obrigações financeiras para com o clube. Declaro ainda que ajudar a manter e fortalecer o quadro social deste clube, servindo ativamente as Comissões para que for nomeado, e que cumprirei e porei em prática os princípios do Código de Ética e dos Objetivos de Lions Internacional ".
Sei que alguns clubes não é este o Compromisso que é lido, mas um qualquer que alguém, não se sabe quem, redigiu, por não ter a mão a versão original. É o bom desenrascando à nossa maneira.
Mas o Compromisso é aquele e não uma qualquer lengalenga escrita em cima do evento.
Naquele compromisso destaquei a negrito, o passo "cumprir as obrigações financeiras" para com o Clube.
Estas obrigações são as que se mencionam nos Estatutos e Regulamentos do Clube, diploma que cada sócio deve receber nesse dia da posse.
Lendo o Art. IV, ficamos a saber que temos de pagar quotas ao Clube, quotas que incluem as internacionais e distritais (do distrito único ou do distrito multiplo e do subdistrito), a assinatura da revista The Lion, as despesas administrativas da Associação e das Convenções Internacional e Distrital.
Não se pense que esta má vontade em pagar quotas ou em ve-las actualizadas é pecha só nossa.
Se bem me lembro, a Associação viu rejeitadas em duas convenções Internacionais as propostas de aumento de quotas. Daí o apelo dramático do Ex-Presidente Internacional na Convenção 1998/1999; se não querem aumentar as quotas, digam-nos como vamos pagar as despesas administrativas da Associação e vamos manter as necessárias actividades administrativas pelo mundo afora !
E foi assim, dramatizando, que se actualizaram as nossas quotas para a Associação Internacional.
Não vou deixar os meus quantitativos, sujeitos a variação anual. O tesoureiro do meu clube recebe a factura e eu tenho de pagar a minha parte, cada um de nós tem de pagar a parte que lhe cabe. Mas a factura vem correctamente passada. Não haja sobre isso qualquer dúvida.

CL ALVES PACHECO
LC CASTELO BRANCO / CENTRO
CASTELO BRANCO - PORTUGAL (boletim do LC DE CASTELO BRANCO/CENTRO, nº 95, ano XIX, maio/junho/2000