Símbolo Símbolo Símbolo fotodouglas@terra.com.br <
PRECISAMOS REAGIR !!!

Lendo tantos jornais, revistas, boletins e informativos leonisticos, impressiona-nos o número de artigos sobre o assunto do momento que preocupa Lions Internacional.
Referimo-nos à evasão de sócios e à dificuldade em se obter novas adesões ao movimento leonistico, que acontece em todo o mundo.
Não é um problema localizado. É um problema mundial.

O leonismo está perdendo sócios e precisa urgentemente que esbocemos uma reação, visando a superação dessa crise que está incomodando não só o LIONS, como a maioria das organizações similares.
Parece que ninguém mais se interessa em tomar parte em associações que trabalham para o bem estar da sociedade; cada individuo só pensa em si; não encontra tempo para outros afazeres. Não sabem que estão perdendo ótima oportunidade de serem felizes e realizados.

Como prova do que estamos afirmando, transcrevemos alguns trechos que tem sido vinculado:

Temos que lembrar sempre que somos LEÕES e como companheiros e domadoras, unidos num só ideal comum, poderemos lutar pela construção de um mundo melhor, mais humano e digno. ( LEÃO SERRANO )

Voce, amigo, é importante para nós. Pois quando o clube que está anos a fio a catar sócios para sua continuidade, pderde sócios de qualidade e de tantos anos de serviço, o que ocorre é apenas e tão somente a conformidade e a apatia. Não deveria ser assim, numa agremiação que fala em companheirismo, amizade, lealdade, e serviço ao próximo. ( LEÃO DO VALE )

Podemos observar que aqueles que pedem demissão, pertencem à turma que não é convocada para tomar conta de alguma coisa no clube. Ora, se o companheiro se sente marginalizado, como ter gosto para continuar CL ? É preciso segurar o LEÃO na jaula. Não deixe que ele fuja. ( 14 BIS )

Para que os Lions Clubes existam e para que trabalhem com entusiasmo e dedicação à causa leonistica, é mister que antes de tudo, haja entendimento entre os Leões. A harmonia que reinar entre nós deverá servir de exemplo. No Lions Clube se reunem individuos das mais variadas profissões, filosofias, correntes politicas, raças e religião. Entre eles, existe apena um elo : " O COMPANHEIRISMO " . ( O LEÃO MACAENSE )

Nós, em Lions, também temos os nossos espinhos. Palavras ou atos mal colocados, podem machucar o nosso mais próximo, mesmo que involuntariamente, o que nos afasta uns dos outros. Esse problema acaba por desequilibrar a unidade entre os associados do clube. Não que sejamos porcos espinhos, mas nós também temos os nossos espinhos... e machucamos. ( O MAESTRO )

Aristóteles, por exemplo, afirmava que devemos tratar os outros como desejamos que eles nos tratem. Evidenciava, assim, um fator imprescindivel nas relações humanas : o respeito mútuo. Ao escrever que a amizade redobra as alegrias e reparte as tristezas em duas partes, o filósofo Francis Bacon mostrava que o companheirismo é um dos pilares que sustentam a relação ( O COMPANHEIRO LEÃO )

O homem corre, luta, faz tudo o que está ao seu alcance e não raras vezes descobre que o fruto que colheu é amargo e sem sabor. Está constantemente cercado de pessoas e no entanto sente-se sózinho. O Lions pretende a exemplo da familia, ser uma célula importante no contexto social, e o é . Vamos parar para refletir e praticar velhos conceitos tidos como arcaicos, no seu mais puro sentido, e colocar no nosso dia a dia, solidariedade, amor, perdão, amizade, e caminhar juntos. Quem sabe um dia descobriremos uma nova faceta da palavra COMPANHEIRISMO ? Que Deus nos ilumine . ( O LEÃO COROA )

Como podemos notar, as preocupações de nossos dirigentes estão voltadas para o número de sócios. Ocorre que nossos companheiros devagarzinho estão deixando seus clubes.. Onde está o erro ? Será na escolha do novo associado ? Será de nossos dirigentes ? ( LEÃO SERRANO )

Tudo o que foi visto e está sendo escrito, nos mostra que o caminho é um só : PRECISAMOS REAGIR, trabalhar primeiramente no sentido de manter o quadro social e em segundo lugar, sair abertamente a campo, formulando campanha de obtenção de sócios, dando-lhes absoluta prioridade no tratamento leonistico, assistindo-os, acompanhando-os, atribuindo-lhes responsabilidades e enaltecendo, sempre, os seus esforços para se integrarem ao grupo, não os criticando por eventuais enganos.

FAZER DE CADA COMPANHEIRO UM AMIGO, DE CADA AMIGO, UM IRMÃO !

O IMPORTANTE É QUE CADA SÓCIO SINTA-SE VERDADEIRAMENTE LEÃO. NÃO BASTA ESTAR NO LEONISMO.
É PRECISO SER LEÃO !!!
Editorial do boletim " LEÃO DO CAMANDOCAIA ", julho/2003, nº 351, Lions Clube de Amparo-SP, LC-3
CL EDMUR JORGE, Editor

Obs.: Do webmaster : Podemos incluir, também, para ajudar na meditação e na abordagem sob um outro prisma, parte do editorial do CL Antonio Douglas Zapolla, Presidente 03/04, do LC Brodowski-SP, LC-6, em seu editorial do boletim LEÃO DE BRODOWSKI, de agosto/2003 :

"" Apesar de haver uma corrente dentro do nosso movimento que acredita que estamos em crise, pois o número de companheiros e companheiras tem decrescido, ainda acreditamos que isto não é verdade. Podemos estar perdendo em quantidade, mas a nossa qualidade e a gama de serviços prestados por todos os clubes, inclusive o nosso, ainda é muito grande. E isto é o que importa !!!