TRABALHO VOLUNTÁRIO

A história nos mostra que sempre existiram os necessitados e os provedores.

Hoje, mais do que nunca, os problemas sociais aumentam na medida que proliferam os excluídos. No mundo moderno, com a evolução tecnológica, onde em qualquer área profissional exige-se o máximo de preparo e conhecimento, aumenta o número de pessoas sem qualificação, causando desemprego e necessidades assistenciais.

No Brasil, não obstante a elevada carga tributária, os governos não conseguem atender a todos os problemas sociais, cabendo às comunidades minimiza-los.

Felizmente, existem cidadãos (ãs) que, apesar dos esforços hercúleos dispensados em suas funções profissionais, entendem que precisam ajudar.

E ai, individualmente ou em grupos tais como: Clubes de Serviços (Lions e Rotary,) Maçonaria,  Igrejas, creches, asilos, ONGs, etc. as pessoas que podem financeiramente, intelectualmente, ou com trabalhos procuram ajudar as autoridades constituídas a minorar o sofrimento e outras necessidades básicas de sobrevivência.

O ser humano, como criatura especial que é, nasceu para progredir e ser feliz, porém nem todos conseguem o sucesso profissional, econômico, financeiro e social. Entretanto, aqueles que conseguem, através de esforços pessoais, apoio e incentivos, sentem a necessidade de ajudar os menos afortunados.

Além da ajuda material, o que os carentes necessitam é de promoção humana, através de incentivo ao crescimento pessoal, ajuda, orientação, compreensão e reconhecimento, atitudes que têm o poder de tirar o indivíduo da condição de necessitado para uma existência produtiva, de auto-suficiência financeira e feliz, capaz até de despertar-lhe o desejo de ajudar e a capacidade de faze-lo.

Em suma, o trabalho voluntário e o desejo de servir de alguma forma,  estão latentes no ser humano e o seu exercício faz bem à alma e ao espírito, além do beneficio que proporciona.

Entretanto, toda forma de agir no sentido de ajudar e promover o irmão necessitado, deve ser precedido do exercício principal e importante de cada cidadão; que é o de cuidar da família e exercer sua profissão com esmero, critérios elevados e ética transparente.

SERVINDO, seja de que forma for, completamos a nossa missão de verdadeiros cidadãos e cristãos autênticos, levando-nos ao encontro de uma existência feliz.

CL Alcides Viotto – Governador AL 1989/1990

Profissão: Corretor de Seguros

Ação Comunitária: Sócio do Lions Clube. Diretor da Infacap, Delegado Regional do Sindicato dos Corretores de Seguros de SP e Diretor da ACIF

douglasvideofoto33@bol.com.br Envie sua mensagem pelo POMBO CORREIO